quinta-feira, 21 de julho de 2011

Homenagem aos pracinhas na Itália



É conhecida a participação dos soldados da FEB em importantes batalhas em território italiano, como a batalha de Monte Castello travada no final da II Guerra Mundial, entre as forças aliadas e o exército alemão.
Sob um inverno rígido, com temperatura de até 20 graus abaixo de zero, os brasileiros resistiram à ataques inimigos por quase tres meses até que em março de 1945 iniciou-se a Operação Encore que envolveu a FEB e os americanos da 10th Mountain Division e que levaria a liberar o territorio bolognese e a romper com a Linha Gótica após oito meses de combate.
Os soldados brasileiros mantiveram contato frequente com a Resistência italiana: os partigiani da "Brigata Giustizia e Libertà" e da "Divisione Garibaldi". Essa colaboração caracterizou tambérm a relação entre brasileiros e a população local que foi além dos limites estabelecidos pelos Aleados para a prestação de socorros e de fornecimento de medicamentos e alimentos.
Em sinal de gratidão, a população de Monte Castello, Gaggio Montano, Vergato, Cereglio, S. Croce sull-Arno, Castelfranco di Sotto e Pistoia, homenagearam os soldados brasileiros que perderam a vida durante a liberação da Itália da ocupação nazifascista.



Monte Castello
 Libertação: monovolume a ritmo aberto
Mary Vieira


Gaggio Montano



Vergato (BO). Susano. Cimitero.
Vergato
foto di Guido Carboni




Nenhum comentário:

Postar um comentário