sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

06 DE FEVEREIRO DE 1945

 

Dedicatória e Autógrafo de Titta Ruffo no caderno de autógrafos de Altamira
Acervo do CD APV.

PÁGINA 272

6-2-45- 3ª feira Florença: - Só me levantei com as batidas na porta do Mj. ás 8hs,00 _ Preparei-me pª o breakfast e ás 9hs,00 saimos – fomos ao PXOL. comprei 2 pares sapatos Shoes neo [ilegível] 330 lrs – combinação

 


PÁGINA 273

Slip Rayon Jersey _ ceroula = drawers wood _ 153 tudo por =574 hs- Depois fomos ver fotografias e sapatinhos pª bambino e perfumaria q. ele queria e voltamos cheios de embrulho pª casa_ Ás 12h,30 almoço – resolvi descançar um pouco _ as 15hs,00 a camareira me preparou 1 bom banho – me vesti e ás 16,15 sai com o Mj. Hugo de Mattos Moura do E.M./1ª D.I.E. acompanhados pelo Snr Carlo Parri, que trabalha aqui no hotel, e nos levou a casa de seu primo Titta Ruffo – fômos recebidos com toda simplicidade – vímos seus belos quadros e demais objetos de arte – oferecemos á ele: café – açucar – carne pork e cigarretes _ ficou tão contente (o q. é a guerra – uma celebridade dessa, com tanta lira sem poder comprar o q. deseja!) Ofereceu-me seu retrato com a seguinte dedicatória “Alla gentile Signora e bravíssima santatrice contralto Altamira Pereira Valadares – per mio grato recordo Titta Ruffo – 6-II-1945”. e no meu livro de autografo escreveu o seguinte “La musica l’amore e la morte soiro le porte dell’ infinito. Titta Ruffo – 6-II-1945 Firenze”. Disse-nos q. se a guerra não se acabar breve nós é q. nos acabaremos então – Sua bela residencia bombardeada. Tem 68 anos – sofreu 1 operação de próstata e se acha em convalescencia – pretende ainda percorrer Japão – India e

 


PÁGINA 274

e rever a mais bela baia do mundo: Rio Janeiro – nos falou em Castelhano – quis experimentar minha vóz e foi de uma delicadeza digna _ Saimos de lá encantados! _ As 18,30’ jantar – Depois fomos á Red Cross, mas hoje não houve dança – percorremos tudo e voltamos _ no Hotel tomamos xpe Mugolio – drink Visuvio e dansamos um pouco pª aquecer – depois vim pª o quarto, me preparei pª dormir e escrever estas notas_ Tudo calmo – sinto frio .... Encontrei uma cousa na gavetinha da mesa cabeceira e procurei o Mj. pª saber o q. queria dizer aquilo e foi uma semi-trajédia _ Ia me esquecendo de dizer que visitei a chieza de Paolino – uma das + antigas e históricas-

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário