domingo, 17 de janeiro de 2021

17 DE JANEIRO DE 1945

 


PÁGINA 251

17-1-45-4ª feira: 32º F.H.B.V:  _ Passei mal a noite – stufa apagada – janela aberta e eu com poucos cobertores! _ Não fizeram nem mandaram café – toda a louça suja e sem agua (por descuido encontrei 1 golinho na garrafa termica – Serviço até 16hs – mas tudo calmo _ Dôr cabeça desci pª o almoço – O Capt. Boyer fez –me tomar A.P.C.c/ Sulfa – almocei + Depois o Capt. Reis quiz rever o material e lista das canastras _ Tenho q. usar oculos escuros – doe-me a cabeça com o frio fôrte e meus olhos choram de ver só a brancura da neve – estou desesperada de tanta luz; é como o deserto com tanta areia! Ando louca por comer batatas fritas mas é tão difícil! _ Veio a Rina mas não resolvi nada – Veio a Ida e levou roupa pª lavar – Fizeram a necropsia no João: coitado, caso perdido mesmo: tinha mais os rins e fígados perfurados e um corpo extranho na carotida  - 16,30 jantar _ Subi – mexi num saco de bugigangas até tarde – Nisto chegou 1 amigo de Jacyra Pitta Luga, amigo de Flavio e



PÁGINA 252

levou a minha preciosa encomenda da bolsa preta etc e carta. Comi 1 torrada e deitei-me para escrever – tudo quieto – só Neuza adoentada e eu _ Tudo escuro só 1 véla – Pretendo dormir sossegada esta noite. Andamos tristes porq. ha muito q. não temos cartas _ O principe rejente Humberto Savoia esteve no Q.G. do Gal.M.M. _ daqui se ouviu a salva de tiros – O Major Alipio disse q. correu tudo bem.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário