terça-feira, 18 de maio de 2021

19 DE MAIO DE 2021

 

Fonte: http://sedes.org.br/Departamentos/Formacao_Psicanalise/dfp/respostas-ao-artigo-na-corrida-pela-vacinacao-psicologos-e-terapeutas-entram-em-surtos-de-marcelo-coelho-pela-folha-de-sao-paulo-do-dia-09-02-2021/


2º DIÁRIO

PÁGINA 45

19-5-45- Sábado: Dormi + pois as colegas fizeram tanto barulho pela manhã q. eu acabei indo tbem ao breakfast. Depois remexi na tenda – tomei banho – Ás 12hs,00 almoço _ Doris gentilmente comprou pª mim o PX. 280 liras. (graças a Deus pois há tempo q. não tínhamos ração cigarros). As 13hs serviço na O.R. até 19hs tudo calmo – um calor de rachar _ escrevo estas nótas _ Hoje o Cel Borba será condecorado e Jacyra vae à Alexandria _ Só viemos pª Salciomagiore daqui 7 dias – falta instalação agua etc. Dizem que é tudo bonito, embutido (2 em cada qto) e q. a cidade é interessante – Durante chegou 1 grande comboio pª nos levar para o Deposito em Livorno: verdadeiro absurdo justamente o que o Cel M. Pôrto queria evitar! O major Ary resolveu pedir ordem oficial e enqto aguarda, providenciou nossa

 


PÁGINA 46

vacinação varíolica ainda hoje após o jantar – consta que iremos depois de amanhã _ Peço a Deus para que eu fique com 1 pequeno grupo. Jantou conosco o Tte Paula Cidade (tem 1 cãosinho) que prometeu levar ao Banco Brasil em Genova e entregar ao Tte Yvo Goes 10.000 liras minhas pª remeter pª Aurêa. Escrevo estas nótas no O.R – saio agóra são 19hs anexei 1 carta pª o Yvo. Eu e Helena as 19hs,30 fômos pª Lerdade e tomamos papa leite c/ pão, queijo __ Qdo já iamos deitar chegou o Palomo com um seu companheiro (Orlando?); conversamos muito, tomaram cerveja e Palomo levou meu pente de balas, a bayoneta e tbem os seus ricordos q. guardei para ele enqto estava no front. Ficou de voltar qdo. puder.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário