sexta-feira, 4 de junho de 2021

05 DE JUNHO DE 1945

 

 O paciente José Vaz e a enfermeira Elza Cansação  no 48th General Hospital - Nápoles, em 05 de junho de 1945.
Acervo CEDOC APV

2º DIÁRIO

PÁGINA 73

5-6-45- 3ª feira: 38th Salso: Acordei tarde e fui lógo pª o break – agóra são 8,00 escrevo estas nótas – estou espirrando muito _ graças à Deus estou livre hóje – tenho muito que fazer e providenciar _ amanhã, si Deus quizer irei pª Venezia e só voltarei dia 10 – é preciso deixar tudo

 


PÁGINA 74

em ordem, no caso de possivel mudança Jacyra providenciará minha bagagem, na minha ausencia. Cambiei +2.000 liras _ Pela manhã estive na casa de modas, mas não tive coragem de comprar as 2 peças de angóra (muito caro); fui à casa da lavadeira- Ás 12hs almoço _ Deitei-me 1 pouco durante o dia. Ás 18hs,00 jantar _ Dobrei serviço pª não sobrecarregar a colega e qdo ela Bertha irá pª Roma amanhã tambem de férias! São umas espertalhonas e me fazem sempre de petéca mas Deus é grande e sempre me protege. Afinal, virei e mexi até tarde ½ noite _ qdo deitei-me estava tão cansada que não conseguia dormir _ Jacyra e Carmita foram a Bologna em casa Pina _ Durante o jantar o Cel Peixoto chegou c/ a ordem do Cel M. Porto para o Mjor Ary partir pª o Brasil e deixar o Capitão Rosário no logar (ótimo!) _ Major ficou contente pois não sente prazer nenhum em divertimento sem a sua família __ Dobson esteve aqui e levou 1 recado meu para George em Montecaccini.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário