domingo, 6 de dezembro de 2020

06 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Cédula de 10 Lire para pagamento das tropas militares aliadas 
durante a ocupação da Itália em 1943
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/562457440939434929/

PÁGINA 207

6-12-44- 4ªfeira F.H.B. Valdibura:- Café na cama _ Horario de 16 ás 8hs. Almoço ás 12hs Jacyra já tem o distintivo da “cobra fumando” _ 15,30 Sarta Pina veio sempre as voltas com a nossa roupa – pouco a pouco vae nos ajeitando. Agóra todos os dias temos 15’ de “Nossa Terra” programa brasileiro no Radio 5º Exército d’aqui; é um grande prazer ouvir o brasileiro falar e os doentes até choraram de comoção ao ouvir as canções de nossa terra. Agóra temos 1 secção do Banco do Brasil em Pistoia – vou deixar de gastar tanto e depositar 1 pouco de hoje em diante. Esteve em visita o Lt. Cel H.E.Snyder. e olhou caso por caso – Fiz a relação de todo material Shock Ward – Tudo calmo_ poucos feridos – radio – lêem – escrevem – batem maquina – conversam. Fiquei no serviço até a hora do Mess e á 0,1hs eu e Carmem viemos pª nosso qto. Escuridão – frio – lamas.

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

6-12-44-4ªfeira-F.H.-V:- Jacyra já tem o distintivo da “Cobra fumando”.

Pina caiu do céu para mim e todas nós aqui; sempre às voltas com as nossas roupas e dos oficiais médicos também. Pouco a pouco vai nos ajeitando.

Programa Brasileiro de Rádio

Agora, todos os dias, temos 15’ de programa brasileiro “Nossa Terra”, no Radio do 5º Exército, d’aqui. É um grande prazer ouvir o brasileiro falar, os doentes até choraram de comoção ao ouvir as canções de nossa terra.

Agência do Banco do Brasil na FEB

Agora temos também uma agência do Banco do Brasil em Pistóia. Vou deixar de gastar tanto e depositar um pouco, de hoje em diante...... Serviço de 16 às 8 horas. Esteve em visita o Lt. Cel.H.E.Snyder e olhou caso por caso, acompanhei-o. Fiz a relação de todo material Shock Ward. Tudo calmo- poucos feridos. Ouvem rádio, lêem, escrevem, batem máquina, conversam. Fiquei no serviço até a hora do Mess e à 0,1’ horas eu e Carmem viemos para nosso quarto. Escuridão– frio e lama.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário