Modelo de Estufa utilizado nos hospitais militares de acampamento no inverno da II Guerra(Interior de uma cabana Nissen em Londres, que foi habitada pelos aviadores da RAAF e da RAF)
Fonte: https://www.awm.gov.au/collection/C1276130
PÁGINA
225
22-12-44-6ª
feira: Que
sono mas tive q. me levantar – Jacyra e gip. e Dr. Reis nos me esperava
pª ir ao batalhão saúde _ antes passamos pela casa de Pina pª provar uniformes
e eu levei meu presente. Muito frio e neve nos montes – banho duro e agua
vidrada – Lá chegamos ficamos na lareira até a aquecer bem. Marcondes teve q.
sair – Dr. Reis teve ameaça de congelamento da mão – fiz massagem e aque
PÁGINA
226
cimento e melhorou – Dei 1 pulo na cosinha e
saí sortida de lá o Mario me deu tudo q. pudia (1 saquinho borracha e embornal
cheios) a galinha virá amanhã. Ás 12hs almoço – Mario fez tudo – ate louça
coupos e vinhos: ovos estrelados – carne carneiro assada – batatas fritas: tudo
tão gostoso, nos regalamos! Ás 13hs,30voltamos – por azar esqueci os 2 pares de
galochas lá – Estamos a 0 grao fora e 4 dentro com aquecimento. Ás 15,30 veio a
Pina – dei meu Natal para ela_ Serviço de 16hs ás 8hs. Tudo calmo. Estamos em
preparativos para o Natal. Amanhã iremos á Florença comprar os presentes para
os feridos e pessoal. Boa noite.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945.
Além dos dois volumes manuscritos, Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944, há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.
Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.
Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário