domingo, 13 de dezembro de 2020

13 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Cordeiro de Farias, Zenóbio da Costa, Mascarenhas de Morais e Olímpio Falconière da Cunha (da esquerda para a direita), 1944. Itália. (CPDOC/ CFa foto 183/3)

PÁGINA 215

13-12-44-4ªfeira F.B.V.: _Acordei assombrada – só eu no qto. As colegas dobraram serviço e dormiram o resto da noite lá – 7 ½ café – Horario de 8 as 24hs – Trabalhei o dia todo 16hs seguidas – 4 feridos graves – inclusive o capt. Bueno – 1 operado morreu lógo depois na Ward 1 com embolia?) O Gel Zenobio e o Cel Peixoto estiveram aqui longo tempo (estão preocupados e triste) O Cel M.P.só chegou na porta da O.R. e cumprimentou-nos eu, escovada. Perdi o jantar hontem, o almoço, o jantar ou ceia hoje – estou cansada e sem apetite. Á 1hs,30 +- subi para o qto. Todas dormindo _ mesa banho, ne, escovei os dentes deitei-me. A cobra fumando  sempre...

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

13-12-44-4ªfeira F.B.V.: _Acordei assombrada – só eu no quarto. As colegas dobraram serviço e dormiram o resto da noite lá – 7,30’hs café – Horário de 8 às 24hs.– Trabalhei o dia todo 16hs seguidas – quatro feridos graves – inclusive o Capt. Bueno. Um operado morreu logo depois na Ward (enfermaria). Era um caso muito grave – levou 4 horas na sala de choque antes – depois reagiu na S.O. porém na enfermaria, apesar dos esforços de Dr. Breno e Doud, expirou (embolia?)...Operado pelo Dr. Godofredo. Era o valente soldado: Francisco P. dos Santos do 1º R.I. do Paraná, com fratura do fêmur direito e abdômen entumecido?...

Depois operaram o Capitão João Bueno do 11º R.I., ferido no tórax, quando comandava seus soldados em Abetaia. Deste caso, lembro-me bem, pois foi o único ferido que pude atender-lhe por umas horas fora da sala, já na enfermaria, pois estava muito dispneico e Jacyra muito ocupada. Durante a intervenção o general Zenóbio estava lá, muito preocupado pois ele era ao que pareceu, seu amigo também.

Também o Cel. Médico Dr. Gilberto José Fontes Peixoto, do S.S. da Divisão de Infantaria Expedicionária, lhe fazia companhia (ambos estiveram aqui por longo tempo- estão preocupados e triste) O Cel M.P. só chegou na porta da O.R. e cumprimentou-nos eu, escovada. Perdi o jantar hontem, o almoço, o jantar ou ceia hoje – estou cansada e sem apetite. Á 1hs,30 +- subi para o quarto. Todas dormindo _ mesa banho, ne, escovei os dentes deitei-me. A cobra fumando  sempre...


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário