sexta-feira, 2 de abril de 2021

03 DE ABRIL DE 1945

 

Caderno de assinaturas com o nome dos integrantes do 32nd Field Hospital
Acervo CD APV

PÁGINA 356

3-4-45 – 3ª feira: 32º FHBV: Ventou muito pela manhã e não conseguimos dormir mais porq. tbem a Thomas sua colega encaixotavam tudo de seu e os boys levavam para o caminhão – foi até a stufa – levantei-me, fiz café com a estufa dando estouros, soltando fumaça e fuligem pois o vento está forte _ falei com o Capt Boyer e ele nos deixou ocupar o quarto que é melhor _ Alma vae poli-lo e depois do banho mudaremos: eu Jacyra e Neuza _ Sauachê veio me procurar é o tecnico Pereira. para ver a maquina fotografica: subi com eles a casa Pina mas o Bruno não estava; descemos a casa Manfredi, mas a outra maquina foi captada pela policia americana _ voltaram eles então a Póggio pois desta vez não tiveram sorte. As 12hs,00 desci para o almoço _ acho G exquisito _ Dobson irá amanha á Florença e comprará 1 calça e 1 blusa pª mim. Escrevo estas notas, enqto aguardo a hora do banho ás 13hs,00. As enfermarias estão agóra com 2 feridos italiano, 2 brasileiros e 6 americanos. Os times quasi todos já se foram e nós ainda não tivemos ferias – sinto-me melhor hoje mas não apareceu ate agóra são 19,5 parece q. vae chuver. Durante o dia fizemos nossa mudança

 


PÁGINA 357

para o qto da frente onde estavam as nurses; ficou outra cousa _ Ás 17hs,00 jantar _ depois fui c/ Jacyra a casa Pina buscar agua e levar roupa. Ás 19hs,30 desci para o cinema mas foi engano; não houve nada – “A cobra esta fumando” – o rapaz da projeção queimou a mão com acido [?] de preparar os filtros de transfusão _ Porém aproveitei a viagem e arranjei um pouco de assucar pª o café amanhã e G. me deu uns biscoitos e uns tabletes de boiblon cubes pª sôpa _ Subi, escrevi estas notas, comi os biscoitos c/ Jacyra – Carmem chegou de Pistoia c/ 1 carta pª mim, sem remetente, era de Josefina. Felismente passei meu horario sem serviço.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário