quinta-feira, 22 de abril de 2021

23 DE ABRIL DE 1945

 

Fonte: https://www.aereo.jor.br/2012/04/22/22-de-abril-dia-da-aviacao-de-caca-3/

PÁGINA 391

23-4-45-2ª feira: 15th- Corvella Curvela: Acordei gelada de frio e corri pª o breakfast _ Depois eu e Jacyra puxamos a minha cama pª a parte alta e tratamos de dormir _ Ás 13hs,00 preparei um pequeno lunch no chão e nós duas fizemos _ depois chegou Nilo para aterrar a tenda e tivemos q. dormir fóra no sol, ao ar livre. Ás 15hs,30 + chegou todo o pessoal brasileiro do 16th foi uma invasão _ Apareceram lógo Carmita e Bertha pª morar conosco porém eu prefiro a Helena _ Surgiu lógo aborrecimento e vira mexe e acabou Bertha torcendo o nariz levando suas cousas e afinal

 


PÁGINA 392

ficou Helena comigo _ e Carmita c/ Jacyra – Nilo deixou pª terminar amanhã. Ás 16hs,00 fômos pª o banho e quasi não havia espaço pª mexer _ Ás 18hs,00 – Jantar Antes vi toda as colegas dos 1ºs tempos – agóra escrevo estas notas – daqui vejo chegar ambulancias e + amb. Agóra as 19hs,00 devo entrar em serv. na O.R. Antes porém, já me chamavam: muitas operações lá fui eu a minha equipe se desdobrou em duas _ veio + 1 c/ a Sylvia Dr. Walimbey Dr. Souto, Gabriel etc _ Ajudava no que podia: nas anestesias e como auxiliar medico, sendo q. numa delas estava tão absorvida q. nem vi o Gel Martin que a 3 passos nos observava. Ás 23hs,30 fui ao Mess e trouxe café na termica – está muito frio – Ás 6hs,30 da manhã os nossos medicos brasileiros haviam feito 26 intervenções ao todo: (debridatos fraturas). Os americanos tambem se desdobram dia e noite _ O shock está repleto: Ha 76 feridos aguardando mesa e vae chegando + ambulancias a todo instante: todos tedescos, alguns civis italianos, outros austriacos poloneses etc _ dizem q. ha + 2 mezes não tem noticias suas famílias – é uma miséria – As enfermarias repletas e é gemido em todas as línguas!    


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário