terça-feira, 13 de abril de 2021

14 DE ABRIL DE 1945

 





PÁGINA 372

14-4-45- Sabado: 32º FH.BV: _ Finalmente dormi bem 2 terminei meu horario. Levantei-me tarde. Fiz café etc. Dia de sól _ Ás 11hs,20 vi descer ambulancia – fui até ao hospital apesar de livre o dia todo _ era só 1 ferido amputação – caso pª Jura – Subí tranquila casa Pina c/ a Jacyra – um bom almoço – café e bôlo – Jacyra desceu ás 14hs,00 e eu fiquei – veio Carlos dei-lhe a tesoura e caneta pª concertar – copiei 2 canções italianas “Tornerai” e “Nonti Acorda chi me”. Conversei até as 15,30 e desci com Pina e Luciana _ Neuza  disse que teve outra amputação. Ás 17hs, irei ao Mess e ás 18hs,00 pretendo voltar a montanha casa Pina e conversar com Carlos. Voltei lá da casa de Pina á noite Encontrei o quarto ás escuras as colegas: Carmem, na minha causa, Jura sentada junto á janela, Neuza na cama, Dr. Breno; todos cantando feito loucas – verdadeiro absurdo, quando em baixo tanto serviço e feridos. Desci até Yvone e depois resolvi descer – no caminho encontrei 1 ambulancia brasileira e desci junto ao [inelegível] – O shok repleto: 11 feridos

 

PÁGINA 373

4 nas salas O.R. (inclusive a nossa) e 1 morto no necrotério (todos americanos) os 2 nossos eram abdomem e amputação. Resolvi subir e aguardar meu horario 24hs as 16hs,00 de amanhã.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário