quinta-feira, 29 de abril de 2021

30 DE ABRIL DE 1945

Reencenação do hasteamento da bandeira soviética no alto do Reichstag. A primeira bandeira soviética deve ter sido hasteada na noite entre os dias 30 de Abril e 1 de Maio, durante os combates pelo controle do edifício.
https://hojenasegundaguerramundial.wordpress.com/2015/04/30/30-de-abril-de-1945-2/ 


2º DIÁRIO

PÁGINA 03

30-4-45-2ª feira 38th Evac. Marzabotto: Acordei cedo mas só me levantei á ultima hora _ Parece q. chove e faz frio _ nesse momento, sempre lamento não estar em casa e espero q. tudo se acabe breve. Breakfast regular _ Fiz minha despedida á Yvone _ fechei sosinha minha bagagem – fui na fila receber meu lunch pª a viagem e agóra enqto aguardamos a partida _ apreciamos o resto da desmontagem do hospital acomodadas nos enormes caminhões que transportaram tantos prisioneiros tedescos. Corre de bôca em bôca que cessaram as hostilidades no front da Italia e que certas divisões tedescas se entregaram ás tropas brasileiras.

Passo agora a falar um pouco desta região onde estamos: Marzabotto: Fica a 24 Kmts de Bologna, clima ameno, aspecto selvagem mas pintoresca, regada pelo rio del Reno. Há um grupo de casas habitadas _ e esplamadas tbem pelos picos dos montes inclusivel 1 igreja _ Operarios cultivam o riso=arroz – tem 1 café – 1 hotel = albergo onde os viandantes trova gradito ristoro. Lá no alto domina um palazzo quadrilátero fi anches-giato da torre _ É la residenza del conte Pompeo – Aria, vita e decoro del luogo. Há 2.300 anos antes na época da potenza etrusca. Ha 1 lago cujo nome Misano _ Hoje grande parte minada e isolada por fitas de atadura branca – Há alojamento recentes dos canhões cujas armações ainda permanecem.

 


PÁGINA 04

O seu aspecto e nome antico Misanello faz pensar numa citá esistila ivi nei tempi lontani. Em 1.550 l’erudito fra Leandro Alberti riferiva che “nel piano di Misano continucuninte si retrovavano ronttanh di edifizi” _ Deixo aqui de historiar por falta de tempo pois já é 1º de maio _


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário