sexta-feira, 31 de julho de 2020

CRIAÇÃO DA FEB


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA


(PARTE I)


CRIAÇÃO
DA
FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

     Tendo o Brasil declarado guerra ao Eixo, em virtude dos traiçoeiros torpedeamentos dos nossos navios indefesos, pelos submarinos inimigos gratuitos, em pleno litoral do país, e, na eminência de futuros a ataques diretos, o nosso Governo precavido resolve criar um Corpo Expedicionário em condições de agir eficientemente além-mar, se solicitado.
     O nosso povo, de natureza pacífica, mas covarde nunca saberá responder à altura tal afronta, salvaguardar a nossa liberdade, a nosso direito, a nossa paz.
     Transcrevo na íntegra o trecho extraído do livro “A FEB pelo seu Comandante” – Mar. J.B. Mascarenhas de Moraes:
“A Portaria Ministerial nº47-44, de 9 de agosto de 1943 (publicada no Boletim Reservado do exército, de 13 ago.43), estabeleceu as primeiras normas gerais de estruturação da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª D.I.E.), fixando-lhe a organização.”

DESIGNAÇÃO
     Para organizar e instruir a 1ª D.I.E., foi designado o comandante da 2ª Região Militar (SP.), General JOÃO BATISTA MASCARENHAS DE MORAES aceitando o honroso convite que lhe fora feito, pelo Exmo. Ministro da Guerra, general EURICO GASPAR DUTRA.
    

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário