sexta-feira, 31 de julho de 2020

HINO


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA

(PARTE I)
÷ HINO ÷

     Antes de haver feito algo de concreto pelo nosso amado Brasil, já recebíamos com emoção, um Hino, dedicado a nós, pelo pai de uma das colegas (Virgínia Portocarrero), então Major TITO PORTOCARRERO, o qual transcrevo nas páginas seguintes, a Letra e talvez a Música, se conseguir quem a transponha para o piano somente, pois tenho orquestrada para Banda Militar. Consegui porém quem separasse as partes instrumentais (meu sobrinho), com o fim de futuramente gravar um disco, contendo numa face o Hino de Guerra e na outra o Hino de Paz, cuja Letra é de: Maria Eugenia Celso e a música só para piano, de Eduardo Souto, estampando na capa a figura de “ANNA NERY”. Imaginei estampar também na capa do hino militar a heroína, DONA MARIA DE JESUS, ou seja MARIA QUITÉRIA. Se ainda não o fiz foi devido tão somente à minha longa enfermidade, mas tenho fé em Deus de que um dia poderei fazer com um pequeno grupo selecionado de colegas aptas para tal fim.
     Esta gravação ficará como lembrança e também servirá para tocar nas solenidades profissionais, congressos, etc. Também se poderá vender as reproduções das músicas com as letras e discos, afim de cobrir as próprias despesas decorrentes, fazendo ao mesmo tempo propaganda a difusão.
     Nota: Antes do Exmo. Sr. General Tito Portocarrero falecer, falei-lhe em sua residência, sobre esta minha ideia e ele consentiu. Não podia imaginar que ele se fosse tão cedo e por isso não tenho autorização por escrito. Porém penso que não haverá crime nessa minha intensão, pois que ambos os hinos nos pertencem como enfermeiras de guerra e de paz. A seguir a Letra do Hino:
     O nome todo de “Ana Neri” era: D. Anna Justina Ferreira Nery.
     E de “Maria Quitéria” era: Maria Quitéria de Jesus Medeiros.
     Sobre o “Hino de Ana Neri”, tenho os 50 últimos exemplares da Música (última edição), que consegui adquirir depois de muita dificuldade, pois não se encontram mais na praça, com o fim de difundi-los, facilitando assim as colegas que o desejem.

HINO DA ENFERMEIRA DA RESERVA DO EXÉRCITO
(Letra e música do Major TITO PORTOCARRERO)
-I-
     Ao lado da falange brasileira,
     Sempre altaneira,
     Sempre viril,
     Marchamos para a Glória da enfermeira,
     Sob a bandeira
     do meu Brasil.
     De Anas Neris, Quitérias, Ludovinas,
     As heroínas
     Nossos padrões,
     Herdamos a bravura
     E a ternura
     Que se agasalham em nossos corações.
-II-
     Soldado brasileiro,
     Ó companheiro
     De ideal:
     Unamos nossas glórias
     Nossas vitórias,
     Na vitória final;
     Aliados entoemos, a cada tiro de fuzil;
     Viva a América,
     Viva o Brasil!
-III-
     Soldado Brasileiro em tuas fardas,
     Eterno guardas
     As tradições
     Dos feitos memoráveis de Caxias
     Que são teus guias
     Nas aflições.
     Terás na luz constante do Cruzeiro
     Fiel companheiro
     A te iluminar
     E em cada uma enfermeira
     Brasileira
     A mão fagueira
     Para te amparar.

-§§§-
Nota: a seguir, tentarei a música.
Consegui a música que será publicada se o Exército aprovar. Apenas a parte de canto, pois toda orquestração com todas as partituras instrumentais ficaria demais aqui. (APV)



INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 




O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário