quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Centro de Documentação recebe Menção Honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro 2012

Mais uma vez, a equipe do educativo do Centro de Documentação da II Guerra Mundial "Capitã Altamira Pereira Valadares" foi agraciada com a Menção Honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro, que tem por objetivo incentivar e premiar as práticas relacionadas a ação educativa em museus.

A ação educativa "Fronteiras" foi reconhecida pela temática inovadora de envolver artistas da cidade na elaboração de malas inspiradas em cartas retiradas do livro "Cartas do Front" de Andrew Carroll.
Alunos da Escola Anna Bonagura participando da ação educativa "Fronteiras", 2011


Na edição de 2012, foram premiadas 15 práticas e ações de educação museal que, por meio das diversas relações de mediação com os públicos, levam à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação.

Alunos da APAE participando da ação educativa "Um novo contato com a Itália", 2008


É a segunda vez que o Centro de Documentação recebe a gratificação. A primeira conquista foi em 2009 com o projeto "Um novo contato com a Itália" em que todo roteiro expositivo foi elaborado em função da acessibilidade.

O prêmio é promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, o que é uma grande honra para Batatais.

Agradecemos a todos os artistas que contribuíram no desenvolvimento do projeto: Sheila Dal Picolo, Valéria Giaxa, Fabíola Giraldi, Silvio Craco, Leandro Siena, Célia Natalina, Isabel Raphael, Eveline Bergamini e Luciana Fortini e todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura na concretização das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário