sábado, 20 de maio de 2017

DIZER O INDIZÍVEL

A partir do dia 06 de maio, o Centro de Documentação Histórica Pesquisa da II Guerra Mundial da Cap. Enfermeira Ref. da FEB Altamira Pereira Valadares, inaugurou a nova exposição em comemoração ao dia internacional dos museus (18 de maio) e a proposta do IBRAM para 2017 "Museus e histórias controversas: Dizer o Indizível"


“Diário de Guerra: A Mulher na II Guerra Mundial, sob o ponto de vista de quem lá esteve”.

Exposição de trechos do diário de Altamira Valadares, que nos fazem refletir sobre a condição humana e a condição da mulher em um ambiente de guerra.



O diário transcrito de Altamira Valadares

03 de novembro de 1944 (quinta-feira) Pisa Levantei-me, e mal tive tempo para me vestir – ordem para descer. Deixei o pouco que me restava em completa desordem. Não tem água para beber, etc. sinto-me triste. Em caminhões, molhadas até os joelhos, fomos todas para um grande edifício em construção por terminar, antigo Centro de Instrução de Paraquedismo Italiano em Pisa, misturadas as enfermeiras e rações – no chão, em padiolas, em camas tripé – uma confusão louca!
 O breakfast dos doentes saiu tarde e o nosso, já havia perdido a esperança e sentia a cabeça estalar, quando tivemos ordem para descer  e nos alimentar, na medida do possível (não sei como conseguiram salvar ainda estes alimentos?!) foi um milagre!Fomos todas distribuídas pelas enfermarias- horário de 12 horas: de 7 às 19 e de 19 às 7hs. Só ficou uma na “OR”. Foi um custo para encontrar os nossos feridos brasileiros – até no sótão, em cima e cheio d’ água, haviam 5 deles.Subi por uma escada e fui até ao telhado e, de lá, vi todo o nosso acampamento inundado até o pico das tendas, em regiões mais baixas. 

(TRECHO DO DIÁRIO)


Fotografias e objetos das enfermeiras na II Guerra


Segredos guardados nas gavetas

Cotidiano das enfermeiras

Cotidiano das enfermeiras

Uniformes das enfermeiras

Alimentação fornecida na guerra e segredos guardados nas gavetas



VISITAS MONITORADAS E AÇÕES EDUCATIVAS PODEM SER AGENDADAS PELO TELEFONE 99212 9325
Centro de Documentação Histórica Pesquisa da II Guerra Mundial - Cap. Ref. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário