sexta-feira, 31 de julho de 2020

REGULAMENTO PARA O QUADRO DE ENFERMEIRAS DA RESERVA DO EXÉRCITO


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA

(PARTE I)

            ÷ REGULAMENTO PARA O QUADRO DE ENFERMEIRAS
                       DA RESERVA DO EXÉRCITO ÷

     Art. 1º. O Quadro de Enfermeiras da Reserva do Exército, criado por decreto-lei n. 6.097 de 13 de Dezembro de 1943, será constituído por brasileiras que hajam terminado, com aproveitamento, o Curso de Emergência de Enfermeiras da reserva do Exército.
     Parágrafo único. Fica o Ministro da Guerra autorizado a mandar organizar o Curso referido neste artigo, cujo funcionamento será regulado de acordo com as instruções baixadas pelo Diretor de Saúde do exército e aprovadas por aquela autoridade.”
(Nota:- Tudo publicado no Diário Oficial (Secção 1) de quarta-feira 15-Dezembro de 1943, pgs.4 e 5).
     Este Curso destina-se a permitir uma intensiva revisão dos conhecimentos adquiridos pelas enfermeiras (diplomadas ou em exercício da profissão), Voluntárias Socorristas e Samaritanas, preparadas por escolas de reconhecida idoneidade e sua adaptação à enfermagem militar de campanha, de forma a ficarem capazes de, quando convocadas para o serviço ativo do Exército, assumir as responsabilidades de seu encargo na formação de saúde em que forem classificadas.
     Apesar de ser um Curso Voluntário, a candidata além de apresentar todos os documentos necessários para a sua matrícula terá que assinar um Compromisso de reconhecimento de obrigações, não podendo depois recuar a não ser por motivos perfeitamente enquadrados dentro das condições do Regulamento. Transcrevo pois a seguir na íntegra os termos deste JURAMENTO:-

Modelo De Compromisso De Candidata Ao
“Curso de Emergência De Enfermeiras
De Guerra”
     “Ao requerer matrícula no “Curso de Emergência de Enfermeiras de Guerra do Exército, declaro que estou ciente de que o mesmo se destina à minha inclusão no Quadro de Enfermeiras da Reserva do Exército e me comprometo, quando convocada ao serviço ativo, a aceitar a designação que me for feita pelas autoridades militares para servir no Serviço de Saúde do Exército, dentro ou fora do Brasil, enquanto forem julgados necessários os meus serviços”.
§§§
     Ao candidatar-me, antes, perguntei ao oficial médico quem me atendeu: Qual a situação de uma enfermeira diplomada? Ao que ele me respondeu: “Antes, não haverá diferença, serão todas iguais, mesmo porque uma enfermeira improvisada, com umas duas semanas mais ou menos de guerra, acabará se desembaraçando bem, dando conta de suas funções. As senhoras serão promovidas em guerra, conforme merecimento”. Fiquei assim parada um instante apenas e disse; está bem, eu quero é servir da melhor maneira possível e, me inscrevi. Ao apresentar meus documentos comprovantes, um major médico me disse que bastava constar (citar) um diploma apenas, o que fiz, mas isto me prejudicou logo após e futuramente.
     Durante o período de inscrição, foi tal a avalanche da mulher brasileira, entre senhoras e moças, de todas as classes sociais, todas com o mesmo e sagrado ideal de servir à Pátria, atendendo pressurosas ao apelo das Forças Armadas. Porém, previamente já o Exército havia estabelecido o “Quantun” necessário.
     Diante disso, após rigorosa seleção, muitíssimas se viram preteridas, com tristeza, uma vez que estavam desejosas de merecer a honra de participar com a “FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA”, nos campos de batalha de além-mar.
     Durante minha inscrição, o Cel. Médico, Chefe da Seção, na Diretoria de Saúde, quando nos viu (a mim e a Olga Mendes), pois estávamos juntas e havíamos sido alunas dele, no Curso Complementar, nos disse:- “Muito bem, eu sabia que as senhoras viriam”...
§§§



INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 
O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário