segunda-feira, 2 de maio de 2011

História e Arte

8 de maio de 1945 marca o final da Segunda Guerra Mundial e o mundo conhece as atrocidades e os horrores de uma guerra que envolveu os cinco continentes. A Europa e o resto do mundo festejam nas ruas o dia da vitória e a vida volta a pulsar em meio a tantas ausências. Lentamente o medo e a fome cedem lugar à esperança e à busca por uma vida a ser reinventada...a recomeçar a ser no meio do nada.


Durante a comemoração do Dia da Vitória, o Centro de Documentação da II Guerra Mundial Capitã Altamira Valadares inaugura a exposição Fronteiras que reúne obras de artistas locais que se inspiram em correspondências de guerras retiradas do livro Cartas do Front de Andrew Carroll: são cartas de amor, saudade, amizade, desespero, horror e esperança.


Os artistas foram convidados a produzirem "malas, maletas e caixas", já que nas malas podemos levar lembranças e objetos de uma vida que traz em si a experiência do decorrer do tempo. A partir dessa proposta que integra criação artistica, guerras e memória, o público poderá conhecer e refletir sobre as histórias de pessoas comuns que muitas vezes escreveram na fronteira entre a vida e a morte.

http://www.auschwitz.org.pl/


 



O que torna essas cartas tão extraordinárias não é somente a história que capturam, mas a humanidade nelas contida. Elas nos lembram do custo humano da guerra, e isso, infelizmente, é algo que a maior parte das nações parece esquecer (Andrew Carroll).


links relacionados:
   http://warletters.com       www.postalmuseum.si.edu      www.museodelholocausto.org.ar      www.postaesocieta.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário