domingo, 31 de janeiro de 2021

01 DE FEVEREIRO DE 1945

 PÁGINA 265

1º Fevereiro – 5ª feira – 32º F.H.B.V: - Livre até 24hs Resolvi ir a Pistoia com Neuza – Descemos correndo para o Breakfast e as 8hs,10 tomamos ambulância – Dr Breno Capt Gidding tambem – chegamos lá sem sorte, pois as cartas haviam seguido – Fomos ao P.X. brasileiro = não tinha nada – Passei no Banco – falei c/

 


PÁGINA 266

o Major Dreux _ fomos ao 16th apanhei os meus postaes c/ Dr- Ruppy – Falei com Bertha e conheci Joana do serviço aéreo do exercito e vae pª o Brasil esta semana _  aproveitei escrevi umas linhas para Nenê e senti não ter preparado algum volume _ Almoçamos no Q.G. com os Cels e Bertha _ Otimo: menu brasileiro – Senti não ver Helena pois seguiu hoje para Florença _ Tinha 1 mensagem de Aurea no G. Exp. de 18-1-45 para mim _ Pistoia muito húmido e garoando _ Ás 14hs,30 + chegou a ambulância e lógo seguimos juntate Ignacia (prima Neuza) q. resolveu passar seus 5 dias de férias com ela em Valdibura. Chegamos as 15,30 – truxe apenas 2 cartas pª Mj. Alipio – e com surpresa não encontramos as nossas (é a 2ª vez q. isto acontece). Jura fez café e tomei c/ torrada – o Cel MT. estava aqui _ As 16hs,30 desci jantar – péssimo! ouvi musica e subi _ cosinhei 1 ovo e comi c/ sal – Escrevo estas notas até 19hs, pois q vou assistir um film para me distrair – Praticamente perdi meu dia hoje – Os americanos operaram 1 bambino – Lernia extr.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário