segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

12 DE JANEIRO DE 1945

Enfermeira Ondina Miranda de Souza no 16º Evacuation Hospital de Pistóia
Acervo CD APV

 

PÁGINA 246

12-1-45-32º F.H.B.V.6ª feira: _ Passei mal a noite _ muita tosse – levantei-me e tomei 2 tablest[1] cocreina c/ agua assucarada não tossi mais porém fiquei inquieta e o coração ajitado – senti calor – diminui a stove e os cobertores _ pouco adiantou – pela manhã tonta de sono tive q. me levantar e vestir-me ás pressas para irmos à Pistoia – eu e Carmem, Reis, Breno  descemos para o breakfast q. foi ótimo: 3 ovos estrelados etc. mal tive tempo para ingulir e tomamos lógo a ambulancia q. já estava repleta _ Fui pelo caminho tonta e indisposta _ chegamos e lógo procuramos o retratista mas não tinha luz outra vez _ fômos á casa de banho mas não tinha banheiro cano rôto _ estamos sem sôrte _ fômos ao Banco Brasil e por sorte estava aberto e o Major Dreux havia guardado o papel q. esquecera na vez passada – levei alças de dedo luva pª prender os pacotes liras – ele por sorte encontrou o extrato Viory em pó e pedi-lhe para comprar pª mim caso haja mais_ O Major Léo? tirou 3 retratos meus e de Carmem _ rôdamos pouco pela cidade – não encontramos lampeão _ fomos pª o 16th – Evac. – falamos c/ o






PÁGINA 247

Quartel General de Pistoia _ Procurei seção correio – fiquei conhecendo Humberto – dei-lhe 1 retrato meu e deixei com ele um cartão como presente do Cel M. Pôrto q. deve chegar amanhã de Napoles – subimos á seção dele e lá estava o Capt. Paulo Chaves e o Tent Manjia[?] tinha cartas para todos: 2 para mim 1 cartão de Mabel Shaux da C.A.E.F.E e 1 carta Nenê – imaguia q. recebeu a celebre carta q. não seguiu por Olga em mão e deixei aberta no Q.G. ha tempos – foi lógo falar c/ D. Laiys e vae ter – agóra já não é preciso – tudo + bem. Almoço pessimo tipo americano – seguimos pª o 16th Evac. falamos c/ Mj. Ary Nunes pois o Mj E. foi para Napoles e talvez pª o Brasil (justiça de Deus)_ ele Ary + dispôsto – estive com todas as colegas – Helena Ramos etc. Tambem não conseguimos banho – lá tudo melhorado _ tendas assoalhadas – stufas e portas- Encontrei Octaviano Luciano e Enzo do 38th está forte e disposto _ deu-me 2 fotografias da inundação – fiquei contente – Carmem trouxe cartão racionamento no P.X. brasileiro. Encontrei o Capt. Flavio Franco q. deverá seguir para o Brasil pois está doente e pedi-lhe pª levar uma encomenda pª Nenê de mais confiança – Pistoia muito frio e lama – prefiro a neve – Esperamos a ambulância

 

PÁGINA 248

uma hora na lama – gelada e os sapotes sporcos_ Só ás 16,30 foi q. ela chegou e partimos lógo já sabendo q. o jantar estava perdido – comprei em Pistoia tubos de linha a 25 lrs cada 1; um abuso! e 2 meadas lã a 225lrs outro absurdo. Felismente ambulancia quente – parou no caminho pª colocar correntes as 17,5 só chegamos em Valdibura ás 17,40 + geladas – desci pois o C.pt.Boyer mandou preparar uma ligeira refeição: batata fria – presunto frito pão – café _ cigarros, chocolate e chickes conseguí lata leite e assucar – Helena deu-me 1 pacote café e 1 par sapato usado pª eu dar. Subi e Carmem fez chocolate _ tomei de gula _ sinto-me cansada e peço a Deus q. não tenha serviço de 24 ás 16hs _ Preciso dormir – estamos sem luz – vou mudar roupa e deitar-me.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário