domingo, 31 de janeiro de 2021

31 DE JANEIRO DE 1945

 


PÁGINA 264

31-1-1945 – 4ª feira 32º F.H.B.V: Só consigo dormir melhor pela manhã – Tosso muito _ A cobra fumou a noite toda e hoje o dia todo. Carmem fez café no qto e resmungou o tempo todo _ Belo sól _ vesti-me e fui á casa Pina _ almoço: enhoque – batata salada e sardinha _ maçã pão italiano e um bom café _ fiquei lá até 15,30 – descemos juntos _ O Cel M.T. estava no qto. O Dr. Breno distribuiu 2 camisas de meia de lã beije e 1 caixa grde da Cruz Vermelha Brasileira com o seguinte: assucar – café – chocolate – geleia de vitamina – cigarros – lenço – toalha rosto _ paté _ biscoitos – goiabada – sabonetes), gostei bem para fazer meu cambio: com sartoria e biancheira. Ida trouxe roupa lavada – As 16hs,30 jantar – péssimo! só tomei café apanhei cigarete

 


PÁGINA 265

chocolate ração e 1 lata de pomodóro. Capt. Boyer examinou meus ouvidos: nada de cerume – só resfriado – Subi chupei laranjas com sal e comi torrada com manteiga. Estamos anciosas por cartas e nada apezar de saber q. a mala chegou _ Tentei falar no telefone com o Cel Maddoch _ Falei c/ o Cap. B. e o Maj. A. que eu e Neuza pretendemos ir amanhã á Pistoia em busca de cartas _ Meu horario hoje é de 16 ás 8hs da manhã. Soube q. o Cel Carvalho de Souza esteve aqui e me roubou uma bela estampa colorida de linda girl semi-núa em rendas repousada languidamente em sedoso chaise longa azul clara. A parede junto á minha cama está coberta de recortes lindos das revistas americanas e tambem o busto do Marechal Duque Caxias junto a bandeira brasileira. Tomei banho esponja _ Escrevi para Gabizo.

  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário