terça-feira, 14 de setembro de 2021

2ª Carta de Áurea para Palomo

 

Acervo CEDOC APV - Batatais/SP

27 de outubro de 1944 – CARTA DE AUREA PARA PALOMO (cópia)

 

Rio, 27 de Outubro de 1944

 

Caro Palomo,

 

          Deus te guarde!

          Espero que já tenhas recebido minha primeira cartinha para teu conforto. Já te enviei um cartão com dizeres que muito te alegrarão. Anexa a esta, seguirá a letra da “CANÇÃO DO EXPEDICIONÁRIO”, da qual tirei cópia também para a querida maninha Altanira. Foi uma homenagem do nosso glorioso poeta (GUILHERME DE ALMEIDA), a F.E.B. A música é da canção (Você sabe de onde eu venho?) Espero com isto dar-te migalhas de conforto moral e espiritual.

          Chegaste bem de viagem? A Itália é linda, mesmo atingida, mesmo em ruinas? O mar, o céu, é mais lindo que nosso Cruzeiro do Sul? Conta-me alguma cousa(sic), em tua carta, quero guardar impressões de todos, que de mim se lembrarem por fraternidade universal. Para nós aqui, nada nos conforta tanto do que saber que todos os nossos aí vão bem e que tudo o que é nosso tem um encanto diferente, que tudo verem lhes sejam motivo para alegria e curiosidade aos olhos do estrangeiro. Mesmo tendo boas notícias, as nossas orações são e serão sempre para a volta triunfal o mais breve possível de todos, para que restiuam(sic) com sua presença a calma aos corações das mães, irmãs, noivas, companheiros na vida social tão necessária, turvada torpemente.

          Aqui, parece que todos bem. Sou sempre a mesma, no meu cantinho, escrevendo à todos e fazendo meu habitual tricot(sic). Peço a Deus por todos, em todos os momentos, onde estiverem, e que tenham sempre minutos preciosos com que possam dedicar às suas famílias e amigos, concentrados numa carta ou cartão onde nós possamos senti-los para que a ausência nos seja mais suave e menos amarga!

          Abraça-te fraternalmente, e à maninha por mim

                                                                                                       Aurea (Nenê

 

Sabes, Palomo que hoje começa a 1ª Olimpíada? Vamos sair à 1 hora, assistirei e te darei impressões dos atletas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário