terça-feira, 14 de setembro de 2021

Carta de Áurea (irmã de Altamira) para os sobrinhos


26 de fevereiro de 1945 – CARTA DE AUREA PARA PEDRINHO E PAULINHO (cópia)

 

Rio, 26 de fevereiro de 1945.

Caro sobrinho Pedrinho e Paulinho

Esta cartinha é para os dois.

 

          Deus que te guie para o caminho do Bem e do Progresso.

          A muito estou para escrever a você, pois há ocasiões na minha vida árida e sósinha (sic), que sinto a ausência álacre das crianças.

          Gosto como tia velha de compartilhar de todas as emoções. Alegra-me saber em cartinha de próprio punho, que meu caro sobrinho está enfrentando a luta com estoicismo, que tem amor ao trabalho e que tem em sua mente realizar seu ideal para o futuro. Quer maior contentamento para os nossos pais que lutam pelos seus filhos, do que vê-los vencer, mesmo com sacrifício a luta? Toda pessoa que se esforça por um futuro melhor, estará sempre rodeado de carinho e estímulo, seja de seus patrões, mestres e pais. Por toda parte somos admirados, de todos os corações temos um pedacinho deles. Enquanto somos crianças, em cuja mente só nos sorri o belo, temos o alicerce dos nossos pais, que nos faz a vida suave, despreocupada, sem vestígios de imprevistos. Devemos como recompensa deste zelo e amor, que nada nos pode, senão a nossa própria felicidade, ser-lhes reconhecidos, humildes e obedientes, cumpridores dos nossos deveres. Tudo que se nos depara na vida, é possível de vencer, do contrário não existiria. Eu tenho vencido obstáculos que nunca imaginei vencê-los! Nós fraquejamos quando o lado quimérico é mais forte. Caro sobrinho, procure sempre vencer pela razão e pelo Direito. O que é banal, dissolve e nada nos dá. Devemos ter ideias firmes num só ponto, e esse alvo deve ser vencido com paciência, perseverancia(sic) e confiança em si próprio. Toda luta, nunca é tão amarga, quando temos o carinho dos nossos paisinhos a nos confortar!

          Junto à esta, segue um recorte de jornal, de um exemplo de vitória de um rapazinho que venceu todos os sofrimentos e obstáculos que a vida lhe presenteou, sem ter pais que o animasse e amasse e nem a cama para dormir, onde pudesse ao menos por algumas horas repousar e sonhar com os Anjos! Ele venceu, mesmo dormindo no relento, sem carinho, tendo muitas vezes, como coberta, o Céo(sic) sem estrelas...

          Escreva-me, se gostou deste exemplo. Gosto de ver um menino assim, valioso e forte.

          Será que você, será um igual a ele? Espero que sim.

          Beijos da titia saudosa, que muito te quer,

                                                                                                              tia Nenê


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário