terça-feira, 14 de setembro de 2021

Carta de Áurea (irmã de Altamira) para Palomo

 

Acervo CDOC APV - Batatais/SP

16 de outubro de 1944 – CARTA DE AUREA PARA PALOMO (cópia)

Já dei à maninha o meu Bom Dia bem brasileiro, duas veses (sic) pela RADIO TAMOIO. Será que ela ouviu?

 

Rio, 16 de Outubro de 1944

 

          Caro Palomo,

 

          Que a paz de deus esteja contigo.

          Esta carta sendo a primeira que te escrevo, quero que sintas reflexos do acolhimento que sempre te dediquei. No sossego do meu cantinho, onde moro, acho que é meu dever dedicar momentos dele para você, para teres a impressão (e eu também), que estás aqui me ouvindo e me confortando com tuas visitas tão preciosas!

          É digno pois, que eu reparta o meu coração fraternalmente contigo. O momento separou e distanciou grandes amisades (sic), mas uniu espíritos numa comunhão religiosa de sentimentos, que o fragor da batalha não dissolve nem deturpa...

          É chegado o momento de, em minha solidão, preenche-la em cartas que irão confortar corações ávidos do seu conteúdo.

          Espero que, no momento que leres esta, já tenhas estado com minha querida maninha (Altanira), e espero que o encontro tenha sido confortador para ambos. Diga a ela o quanto sua ausência me abalou, muito embora eu tenha a certeza de que enfermos de espirito e do corpo, necessitam mais dela nesta fase, do que eu, porque ela quando partiu, deixou-me a Providência Divina e a fé inabalável, que tudo suporta, vence, mesmo regada com lágrimas...

          Tenho sido forte, mas que pensava, faça com que ela se convença disto. Bem tens prova disto, enxugaste lágrimas, mas resignadas, amargas, sem a blasfêmia que deturpa o seu gesto de dor...

          Quero ser breve, portanto, fico por aqui, mas tenha a certeza que terás cartas, cartões, minhas e do nosso Brasil, onde encontrarás, o afeto fraternal, e matarás as saudades que temos quando estamos longe, de tudo o que é nosso, na linguagem que tudo compreenderás, sentirás a minha amisade(sic) e um pouco do nosso BRASIL, em cada palavra, e apelo.

          Reso(sic) por todos, e faço votos que teu anjo de Guarda zele por ti, todos os momentos,

          Abraça-te, fraternalmente,

                                                                                       Aurea

Um abraço do Snr. Gomes e, dê um em Altanira por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário