domingo, 28 de fevereiro de 2021

01 DE MARÇO DE 1945

 

Enfermeira Jacyra Góes na Travessia do Rio Pó 
Acervo CD APV

PÁGINA 308

1º de março de 1945 – 5ª feira: 32º F.H.B.V.:  Dormi bem – felismente não houve serviço pª minha equipe – O dia lindo – As 7hs,30 desci para o break e subi lógo – acomodei tudo em cima da cama porque hoje a faschina será grossa _ Ás 9hs,00 chegou o Cel Bórba e saímos lógo: eu – Jacyra e ele. Nos deixou em Porreta e foi cuidar seu trabalho Tomámos banho _ visitamos o novo consultorio do Cel Tôrres (agóra melhor instalado) passeamos pelos antigos balneários _ hoje tudo destruído, mas que relembram conforto, fausto _ Depois fomos ao fotografo e tiramos 1 fotografia. Graças a presença e entendimento do Cel. Jacyra pediu condução pª Poggio e ás 11hs,30 seguimos com o Mj. Moura num caminhão ¾ da 2ª Cia Tratamento. Tivemos 1 ótimo almoço á brasileira _ depois Jacyra foi dormir – o Cel   foi trabalhar e nos dois démos um passeio pelas redondezas – Sinto frio, por causa do forte vento, cucanado [?] pelo celebre vale dos Alpes. Falei com o Moura sobre o caso dos tedescos e le prometeu investigar. Ás 14hs,30 voltámos eu e M. noutro caminhão carregado de mantimentos pª 1 nova cosinha avançada. O caminhão trazia na frente a sugestiva “cobra fumando” em metal com 1 cigarro na

 


PÁGINA 309

capsula de 1 bala _ O chauffer deu-me 1 pequena que tinha no deposito do carro – fiquei contente – prometi-lhe 1 caxicól de lã e tomei-lhe o nome: João Moreno Filho, de São Paulo. Dei aos rapazes da cosinha: lenços – meias – caxicóes e 1 cinto e em compensação trouxe o embornal cheio até de óvos, mas eu não sabia e quebrei quase todos. Deixaram-me em casa e seguiram para Porreta pª deixar o Mj. e depois seguir adiante. O Cel Torres já estava conversando _ O quarto todo limpo. Só faltava meu canto e o de Jacyra Arrumei tudo e fiquei usando o armário dela. Ás 16,30 jantar: péssimo – Os venenos surgem precoscimente das mentalidades inferiores (dizem q. não faço nada porq. estou em lua de mél – é o despeito). Fui á casa da Snra Manfredi e depois de Pina – lá tomei 1 gema ovo e 1 chicara café. Está um vento muito frio e parece q. amanhã vae chuver apesar das estrelas no céu. Pedi a Pina pª saber o nome _ e onde mora o velho italiano _ Desci _ Vesti o pijama e resolvi escrever qdo bateram na porta: eram 2 agentes e o chaufeur do Gel M.M. = Agente Peixoto e Geraldo (serviço contra espionagem). Vesti-me e desci para conversar com eles, lá fóra: expús

 


PÁGINA 310

o caso suspeito e marcamos o dia pª esclarecer tudo_ O ataque está fórte – vê-se o clarão vermelho das bombas – não deixam Porreta sossegada – dizem eles que os estilhaços caem a peq. distancia _ As colegas estão curiosas e espantadas com a visita dos agentes _ Peço a Deus, dê resultado a pesquisa. Não faltava mais nada o Brasil declarar guerra ao Japão – Já estamos fartas e a luta aqui é dura Carmem escreveu ao Cel Pôrto pedindo seu regresso ao Brasil e Jura vae amanhã á Pistoia pleitear o seu tambem. Neuza triste, macambuzia porq. varios motivos inclusive a doença sua prima Ignacia em Livorno. Vou comer 1 torrada _ entro em serviço ás 24hs até 16hs,00. O Dr. Caio veio nos visitar pª matar as saudades. A cobra fumando sempre.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário