quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

05 DE FEVEREIRO DE 1945

 


PÁGINA 270

5-2-45- 2ª feira – 32º F.H.B.V- Florença ás 12hs,00 - As 6,45 me levantei passando mal sem coragem para viajar mas não era possível desfazer tudo – Vesti-me _ fechei mala e desci pª o breakfast – pessimo _ As 8,20 tomei ambulancia com destino a Florença _ deixei C encarregada de comprar minha ração no PX de hoje _ A ambulancia corria velozmente e sacudia muito – estrada pessima!  caiu mala e tudo no chão – peiorei e puz-me a vomitar – pararam e me passaram pª a frente junto á janela – fui respirando melhor e mais aliviada, apezar de Kirchs (que ia ser internada no 24tf G.H.) fumar muito _ Com surpreza passamos por Lucca _ Monte Cachini onde esta o 38 Evac. cidade movimentada por militares e paizanos e com muitas construções _ Paramos no PX – aproveitei e comprei 2 sweters a razão de 3,88 hs cada, 1 combate-but por 6,88 (para o cabo Oirilino e 1 par meia homem – Continuamos e chegamos em Florença , depois de passar por Monsumano[?] e Pistoia ás 11,30 – Paramos no PX Via Conatane[?] 46 ou 7 – Dois brasileiros na porta me pediram pª comprar 2 pares meias seda e 1 de lã por       Depois me perdi da Kisch e custei a acha-la na ambulância –

 


PÁGINA 271

Cheguei no hotel Ang.     Americano _ me deram o qto  197 no 3º andar e lá no fim, sem banheiro – péssimo – voltei correndo – encontrei Dr. Monteiro que me deu uns recibos de retratos e relógios pª apanhar: troquei meu qto pelo da Jura, no térreo Nº 12 mas tbem sem banheiro – ela se preparava pª o almoço e partir logo (me deixou c/ 3.000 lrs. caso precisa) A camareira preparou 1 bom banho – me vesti com a gabardine c/ 2 distintivos e fui almoçar pois já era 13,30 – só = Encontrei um major Moma, do E. Maior em Porreta que me pareceu alinhado e simpático e se prontificou pª o que precisasse pois andam assombrando as portas dos qtos – qto a isto não tenho receio – pouco almocei – [ilegível] falei c/ um garçon primo do Titta Rufo para marcar 1 visita pª mim e pedi na portaria pª comprar 1 poltrona pª opera “Aida”, no dia 7 – Sai – passei na casa dos espelhos e dei Lata leite e chocolate e ganhei 1 porta-retrato – passei numa casa e deixei 6 tesouras cirúrgicas pª amolar (90 lrs) e noutra os 38 films pª revelar de Carmen por 580 lrs +  _ Na casa 107 Via Ponta Rossa apanhei os 2 relogios de Dr. Santos e ajeitaram o meu q. avaliaram e 7 a 8 mil lrs e o anel

 


PÁGINA 272

em 1.600 lrs – Vim bonito onix e marca eita e mandei reduzi-lo na medida (25pª a 60 cada) Amanhã irei buscar a ambos _ 17hs e tanto – fechou o comercio – sentia frio – voltei pª o Hotel – O Mj. veio conversar comigo – palestra agradavel e de larga visão _ agazalhei-me melhor e fui jantar em cia dele – estava o menu bom apanhei cig. ciclets tabaco sabor – escova – O garçon irá nos levar amanhã ás 16.30 para visitar seu primo – Ainda não me sinto bem – Vesti field jacket e saí com o Mj. para conhecer o Hotel brasileiro (simples) de lá, num gip fomos ao Club II (acabei dansando e jogando ping-pongue) As 21,30 pedi pª voltar e viemos a pé em longa caminhada no escuro – silencio – chuá-chuá do rio Arno e c/ o flashlight __ No hotel dançaram, tocaram e bebiam __ me preparei pª dormir e escrevi estas notas __ não me sinto bem. São 23,20 __ Acordei as 2hs,20+ extranhei tudo e depois foi q. vi q. estava no Hotel – senti uma inquietação e pouco dormi e penso q. o mesmo aconteceu a + alguem ....


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário