quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

18 DE FEVEREIRO DE 1945

 


PÁGINA 289

18 –II– 45- Domingo 32 F H B V: - Dormi + preocupada _ Tomei café no qto._ Neuza serviço – meu horario de 24 ás 16hs Por enqto calmo. A fumaça artificial está intensa _ o movimento enorme. As outras colegas saíram – continuo minhas arrumações e câmbios _ Mara[?] esteve cêdo aqui pª levar minha roupa pª lavar. As 12hs,00 almoço: péssimo! Não gostei nada da dsposição do Field agóra _ Depois cantei um pouco pª minha equipe – Ganhei 1 capa livro do Dr. Breno _ Palomo esteve aqui rapidate (o porco – exhalando alcool-) penso q. muito aborrecido _ deixou tudo de recordações pª eu guardar – deu-me sabão – não quis café _ disse q. deverá seguir esta noite ou amanhã

 


PÁGINA 290

para o morro do Castello (onde ocupam os tedescos). O dia está nublado – Andamos anciosas por cartas c/ bôas noticias – encomendas etc e que tudo isto termine breve. As 16hs,30 jantar: graças a Deus tinha costeleta de porco! Arranjei medicação . pª o Mj Moura e conseguí mudar as pilhas do flashlight – Fiquei triste porq vi o belo corpo do Capt Americano inerte numa padiola entre os caixotes do Supply Fui a casa Snra Manfredo – entreguei-lhe o lampada de mão – o meu retrato não está pronto – falta material _depois de 6 mezes e tanto tive o prazer de tomar 1 grde chicara café c/ leite puro de italia e comi tbem pão italiano – ela deu-me 1 pequeno vidro de extrato de Torino – Voltei para casa _ Escrevi 1 carta pª o Cel Marques Pôrto – O Capt, Pita Luga chegou de Roma e trouxe-me 1 guitarra pequenina (gostei muito). Chegou 1 capt. assumpção ferido (amputação pé – Jura desceu – Foram suspensas as ordens de saída pª qquer parte _ mesmo fóra horario _ estou muito triste porq – vejo q. amanhã não receberei a visita de 1 pessôa e tbem porq. pretendia ir á Florença quarta-feira, ultimar uns negócios – Carmem terá q. entrar as 24hs em serviço no

 


PÁGINA 291

shock, si houver paciente – Fiz chocolate com torradas pª nós e visita e depois tratou de deitar – são 21hs,00 _ Sinto uma sonolencia  exquisita e senti suores (axila) – coisa que não me acontece! o que sera? estarei  mesmo doente? Estou melhor da sinusite. As estradas e o trajeto do hospital estão policiadas. Todos q. estavam fóra estão regressando – muita conversa!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário