sábado, 6 de fevereiro de 2021

07 DE FEVEREIRO DE 1945

 

Decoração original da ópera Aida em 1945
Fonte: https://i.pinimg.com/564x/45/8e/ef/458eefb16546fcfc6de63cc9e0f235d2.jpg

PÁGINA 274

7-2-45 – 4ªfeira – Florença:- Dormi mal a noite e as 8hs me chamaram pª o break _ Ás 9hs + sai para cidade com 3 volumes de cigtes = passei casa relogios – retifiquei reparos e cambiei 1 bela anel de ônix c/ cita e prata e [ilegível] o outro – ficaram bons – cambiei talheres pª Jacyra e 1 cigarreira de coiro pª mim, noutra casa – procurei foto noutra, pª o Mj.., mas não estavam prontos – Fui á red Cross e afinal consegui todos os retratos do pessoal do Field (só faltando o colorido) – apanhei as tesouras q. mandei amolar e voltei correndo) retoquei – almoçamos Perto do Hotel Exelcior ouvi me chamar – eram os gentis correspondentes de guerra e me trouxeram de gip até ao Hotel

 


PÁGINA 275

mais cedo 12hs – tomamos eu e o Mj. um carro puxado a cavalo e nos dirigimos para o Teatro G. Verdi – Opera “Aida” _ de 13 hs as 17hs,15 – Gostei muito e saímos apressados – por sorte encontramos 1 gip brasileiro que nos trouxe próximo do Hotel – Chegamos 15 pª 18hs com muito frio – pela 1ª vez tomei 1 calice de conhaque pª me aquecer e foi imediata reação: tonteira – chorei muito – ri e falei – estomago vazio e forte contrôl excedendo á tolerancia fisiologica e sentimental _ Procurei me disfarçar e as 18,40 desci pª o jantar que por sorte estava melhor e agradavel na cia de + 1 tenente e o distinto Cel Talles – musica – canto – cigarro – café vinho etc _ Voltei pª o qto – procurei acomodar + os volumes pª viagem amanhã enqto o Mj foi fazer suas despedidas fiorentinas – quis tomar 1 banho mas o banheiro trancado – q. pena! Procurei dormir e depois ouvi bater na porta. Ganhei 1 linda medalha e cordão em prata trabalhada e madreperola, madona.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário