sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

27 DE FEVEREIRO DE 1945

 

Dr. Breno Mascarenhas, Dr. Godofredo da Costa Freitas, Dr.Edgard Moutinho Reis , Altamira Valadares e enfermeiro Artelino Borges em 27 de fevereiro de 1945
Acervo CD APV


PÁGINA 302

27-II-45- 3ª feira: 32º F.H.B.V: - Dormi bem mas não desci – Tomei café no qto. Tenho me alimentado melhor. Já me aborreci porq. Carmem disse q o Mj. Alipio nos exige auxilio nos curativos em vista de eu ter trancado o armario O intrigante foi envenenar sem saber direito das cousas – é 1 mesquinho e despeitado! Há q. vontade de deixar tudo isto! Só sinto num ponto pois agóra tenho que me faz distrair um pouco de tudo isto (Não podemos viver completate isolados – necessitamos de 1 refeição q. nos faça suportar tudo d melhor, mais suave – é a única compensação – somos humanos – somos escravos). Quando descia chegava o Palomo todo alegre: trouxe café – leite e 2 pentes de balas Lourdinha Alemã pª mim _ Pediu 1 toalha escura – pretende tomar 1 banho – está mesmo precisando, pois mudou de côr – disse q. vae mudar do front do castello pª o de Belvedere. Nisto subia o Mj. Netto que tocou no assunto das chaves mas, como estava acompanhado deixei pª falar depois – ando muito nervosa e receio exaltar-me caso não seja compreendida

 


PÁGINA 303

Afinal desci _ Tudo calmo – Graças a Deus, na O.R. O serviço nas enfermarias continúa árduo. Encontrei Snr Manfredo que me entregou 4 fotos meus pequeninos. Capt. Boyers quiz  tirar 2 fotos comigo (vae ficar interessante porque somos: Gigante e Pigmeu) O dia está lindo – claro de sól_ no entanto estou triste e louca pª q. tudo termine lógo _ já não nos suportamos bem umas ás outras – vivíamos em harmonia e receio qquer desentendimento. Escrevo estas notas na nossa improvisada O.R. e Dr Monteiro completa anotações papeletas. A nova lavadeira me procurou aqui pª entregar o meu embornal e levar umas peças de feridos pª lavar. São 11hs,00 _ agóra vou ler um pouco pª esperar o almoço. 12hs,00 almoço _ Depois falei c/ Mj. Netto (O.M.) 16hs,00 – Major Gel Morison Stayer T Leato [?] surgical [?] Tirei 2 fotos com os 2 pentes de balas alemãs (1 junto á equipe nossa e outro só) _ Depois distribuí a todas q. quiseram. _ Subi _ Todas colegas chegaram, menos Neuza q. está serviço. O Cel M.T. trouxe 1 delicioso bolo recheiado de passas, feito pelo italiano. Estou com o rôsto cheio de espinhas por causa da visita _ Ás 16hs,00 descemos todas, (menos Jacyra, S.N.) _ Os Generaes e comitiva oficial e Correspondentes gur=erras aglomerados no jardim á entrada do Field: Era, eles sem conter oficialidade: Gel Sousa Ferreira, Major Gel (2 estrelas) Morison Stayce, chefe do theatro Operações Surgical, Gel Martin (1 estrela). Films e retratos de todo o geito . Creio q. não

 


PÁGINA 304

não sahimos, pois chegamos atrasadas. Foi tudo breve. Os americanos saíram em Limousines especiaes e o nosso ficou pª conversar e ver o serviço melhor. Soube q. a colega não vae + hoje, está desanimada e nós c/ tudo em desordem, Ás 16hs,30 jantar: bom, arrôz, carne assada, bolinho, doce maçã etc, mas eu, sem fome. Á noite cantei um pouco, no quarto dos oficiaes brasileiros – lá estava tbem o finochio (sic de sic) estava lá e nos divertiu bastante com seus números variados de bailados e canto na sua fina vóz de soprano. Depois do jantar falei c/ Mj. M. no fonê. São 21hs,50 – Preparei-me para dormir; espero não ter nada até 24hs,00. A noite está linda de luar Penso que a Primavera será muito bela aqui pois as roseiras começaram a se reverdecer rapidamente. Em toda a parte elas existem – margeiam as estradas e contornam as cachoeiras. Escrevi para a colega Judith Arêas pois soube pela França que ela trabalha em Livorno. Boa noite. Miss ruth foi embora mesmo hoje após o almoço_ Isso é 1 bela organização – Não se dorme no ponto.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário