sexta-feira, 2 de julho de 2021

03 DE JULHO DE 1945

 

VISTA DO PORTO DE SALERNO, ITÁLIA EM 1944 OU 1945
Fonte: https://www.ww2online.org/image/harbor-view-salerno-italy-1944-or-1945

2º DIÁRIO

PÁGINA 125

3-7-45-3ª feira: N.-T.: _ Dormi bem. Ás 7,40 breakfast. Mª José Vassimon (S.Ar) me disse q. esteve c/ a mana em Abril _ Sylvia trouxe meu pagamento q. Jacyra recebeu por mim _ é 1 transtorno (pois já passei do limite). Entreguei á enfª do ar Lenalda Campos a relação e bagagem que será recolhida no 300 General Hospital hoje por ordens Cel J. Moraes = é o seguinte: cama rôlo c/ 4 cobertores (sendo 1 a.) – colchão – embornal c/ marmita e cantil. Graças a Deus me livrei de mais esta _ O camareiro Faccino pesou a outra mala americ (estou c/ 7 kilos há mais) preciso dar 1 jeito. Sai fui ao Banco e depositei mais 10.000 (sendo 5.000 para a esposa do soldado Luiz Rodrigues da Paixão _ Cujo nome é por coincidencia: Altanira Ferreira da Paixão, residente em Santíssimo á rua: Alberto Oliveira 32. Comprei 1 5A  para colocar no uniforme q. falta. Voltei ao Hotel as 10hs,00. Tomei 1 café e agóra anoto e procuro controlar tudo (estou com excedente de 6 ou 2.000 mil de deposito no Banco). Não no q. vae dar isto! Ás 12hs,00 almoço: pessimo! __ Depois do almoço esmaltei as unhas dos pés e das mãos _ preguei distintivos _ deitei-me um pouco – tomei meu banho – vesti saia marron e blusa beije (u-am) e desci para o jantar as 17hs,30 _ levei 1 lata de sardinha e comi-a toda com puree e pão. Agóra são 19hs,30 – comprei 1 pulseirinha de coral = 600 liras para completar o jogo – escrevo estas notas enqto espero o G. e depois as 20,30 irei ao cinema. Ás 22,00 terminou o film – Cap G e L estiveram no meu qto

 


PÁGINA 126

= o primeiro queria q. eu comprasse no P.X. 1 par sapatos pª 1 senhorinha _ ao outro pedio. 1 gip pª ir a Salerno _ Depois deitei-me tonta de sono.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário