quarta-feira, 7 de julho de 2021

07 DE JULHO DE 1945

 

Croqui elaborado por Altamira do Hotel onde estava hospedada até o P.X.
Acervo CDOC APV




2º DIÁRIO

PÁGINA 132

7-7-45-Sabado – Casablanca – Atlantic Marrócos:S Dormi bem- Levantei-me ás 9hs,00 _ não fui ao Mess _ Tomei meu café aqui mesmo na sala de estar _ Agóra são 9,30 _ escrevo estás notas a parte de hontem á tarde – Estou só – ouço o Radio- Está frio e chove _ Já fixaram no quadro a lista dos q. vão partir ás 16hs,00 (só americanos)! Fiz 1 croqui para ir ao P.X. á tarde _ é bem longe. Espero acertar. Não encontrei quem bordasse as estrelas na túnica – Ás 11hs,30 almoço: sentei-me a mesa em cia de policia francês: parecia 1 marechal de tanta condecoração – afinal não sei qual o seu posto – esteve no Rio varias vezes – estás colaborando para o desembarque de nossas tropas _ O desfile do 6ª R.I será em 19 julho_ Disse-me q. o Gel Mascarenhas seguiu hoje pª o Rio _ O Brasil fará 1 estrondosa aclamação. Afinal amanhã é domingo – Estou vendo q. não compro nada _ está frio _ estou c/ calca lã beije e camisa c/ gravata beije __ escrevo deitada – Espero o Yvo pª irmos ao P.X. – Veio o De Vicenzo porq o Yvo está c/ queimadura nos pés_ fiquei surpreza em saber q. as 5 colegas partiram pela madrugada! Estou só no hotel – Saimos os dois e gastei 603 francos – Estou c/ 1000 frcs de Mª Henry e já gastei 1 pouco – Comprei 2 maços cigarros 5fr., 1 cigarreira 14 _ 2 toucas chuveiro 28 – 2 bolsas 310- 1 bolsa 125 – 1 portalivro 95 – 2 distintivos 26 – Vim para

 


PÁGINA 133

o hotel as 16,50 e ele se foi pª o acampamento _ estamos alertas pª qquer chamado de partida _ só hoje já firam 4 listas _ estou ficando pª o fim¹ Engraxei os sapatos – está calor – sinto fome – Ás 17hs,30 irei jantar _ Otima refeição _ Depois dei 1 volta pela Galerie e acabei gastando + 70 fras em 1 cruzeiro e 1 porta-nickeis _ É melhor ir embora porq. já exgotei meu l’argente ainda estou longe de casa_ Receio muito q. me deixem mofar aqui _ Peço a Deus q. não _ São 19,30 – vou tomar 1 bom banho chuveiro e deixar tudo meu preparado pª o chamado de embarque Já estava dormindo qdo bateram na porta avisando-me q. ia embarcar ás 5hs,50 da manhã _ eram 23,30 _ Fiquei contente e inquieta _ Custei a dormir novate.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário