quarta-feira, 7 de julho de 2021

08 DE JULHO DE 1945


Base aérea de Natal na II Guerra
Fonte: https://tokdehistoria.com.br/2014/01/07/parnamirim-field-na-imprensa-internacional/


2º DIÁRIO

PÁGINA 133

8-7-45-Domingo: Casablanca – Natal: Levantei-me ás 5hs,00 c/ o sargento q. me acordou com 1 vela acessa, pois não tinha luz_ Preparei-me e desci – já a limousine do Gel me esperava e fui só até ao aeroporto – Lá, pesei bagagem, fiz meu breakfast, troquei os francos em dólares. Só ás 7,30 foi q. o quadrimotor se pôs em movimento – 28 brasileiros sendo 6 oficiaes e + 1 americam oficer _ Nada de poltronas – flitagem etc. Vamos atravessar o Atlantico 16 horas – sou a unica brasileira e passageira entre os oficiaes e praças. Descemos em Dakar ás 14,25 isto é (menos 1 hora = 13,25

 


PÁGINA 134

Almoçamos e aguardamos a hora – muito calôr _ assim q. tornamos ao avião começou a chuver A minha caneta se estragou _ escrevo c/ 1 lapis de 1 sargento – Todos colocaram May-West, até já bem alto o avião – Partimos só ás 15,30 _ Novos pilotos – distribuição de lunch _ fixas de bagagem – circular sobre a Base aerea de Parnamirim em Natal _ Fui fumar 1 cigarro e acabei queimando meu travesseirinho _ Tirei o uniforme de brim e só estou c/ o slack _ Agóra estou sossegada quanto á bagagem. São 16,05 – estamos em pleno Atlantico _ Não vejo a hora de chegar em casa _ Consegui os autógrafos dos dois majores e dos 3 distintos oficiaes do Banco Brasil = BB. O meu caderno está terminando _ Pelo q. vejo tenho q. continuar em 1 3º volume. Afinal chegamos em Natal a ½ noite mas no meridiano 3 horas de menos – Fiquei acomodada na barraca 404 qto 9 – cama 2. Só depois de 1 farta refeição (1/2 dollar) tratei de me deitar. Linda base – terra abençoada – chove copiosamente.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário