segunda-feira, 5 de julho de 2021

05 DE JULHO DE 1945

 

Roteiro de Nápoles a Senis
Fonte: Google Maps

5-7-45-5ª FEIRA – Napoli – Terminus: Dia feliz da minha partida pª o Brasil! _ Levantei-me ás 6hs,00 – preparei-me – fechei bagagem – Dei gorjetas _ Despedi-me dos q. encontrei Vou levando recado pª todo o mundo! Não me sinto bem da cabeça de tanto pensar no q. dará o excesso de peso de bagagem! Agóra são 9hs,05, escrevo no hall enqto espero a hora – Cavalcanti me disse 9,30. Tudo já em baixo – na hora é só apanhar a capa (q. parece 1 Juda de tanta camuflagem) , o travesseirinho e a bolsa – Gasto a minha ultima liras num cafezinho (5 lr) e pago a gorjeta c/ 1 caixa de fosforo. – São 11hs,00 já estamos no aeroporto – depois de 1 luta pª vencer o peso e exigência de bagagem (acabaram me deixando passar pois estou só c/ 39 kilos e os 7 da maleta entraram por conta _ Tomamos 1 refeição aqui _ Neste

 

PÁGINA 129

momento 1 avião levantou deixando 1 nuvem de poeira sufocante – Somos ao todo 18 brasileiros oficiaes- enfermeiras – pessoal do Banco Brasil. Todas as colegas estão usando 3 estrelas _ consta que fomos todas promovidas a 1ª casse = correspondente a posto capitão _ eu estou só c/ 1 apezar de saber q. fui promovida pelo Field. As malas vão separadas sob o nº 65-14-41 _ 65-14-42. Descemos em Haula= Base de Tunis á 10k distante city _ comprei 1 maço cigarros _ ganhei 1 coleção moedas inclusive 1 do Gel Petain – A base é muito bonita – Tem todo o conforto _ Tiramos 1 foto. Partimos as 15,35. Tem 1 Gel Americano viajando conosco. Está muito calor. Por enqto tudo bem _Nem se compara c/ a vinda nos aviões de transporte de guerra – poltronas e tudo acolchoado. Chegamos em Senia= Oran ás 20hs,00 – parada de 40’ para refeição _ pocessão franceza – Ainda está claro _ faz calôr e tem muita mosca – a base tambem é limpa e grande – Pouca Vegetação – os pássaros aproveitam as casas de abelhas e abat-jour das varandas pª seus ninhos _ graças a Deus estou passando + bem. aproveitei o tempo pª fazer os stripes na minha capa e na do Mj. Dreux. Escrevo na varanda enqto esperamos a partida pª Casablanca Tomamos 1 pouco de ar – meus ouvidos

 


PÁGINA 130

estalam – estou surda. Partiu um avião c/ 2 brasileiros nossos – Os trens aqui gritam como mulheres estericas (não apitam como no Brasil) – Lógo partimos e chegamos em Casablanca só á ½ noite – Até que recolhesse bagagens-dados-foi 1 custo – trocasse dólar em francos._ Os oficiaes foram num onibus especial pª 1 local separado – nós 6 viemos para o Atlantic Hotel, em 2 carros de generaes – Pedi 1 quarto separado Nº 15 e fiquei danada qdo vi 1 enorme cama de casal – Vira – mexe já eram 2 horas qdo me deitei exhausta. Parece q. vamos mofar uns dias aqui. O meridiano faz 1 hora pª traz de diferença.____




 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário