quinta-feira, 4 de março de 2021

05 DE MARÇO DE 1945

 

Fonte: https://www.portalodia.com/blogs/boas-e-novas/estamos-em-guerra-354089.html

PÁGINA 314

5-3-45 – 2ª feira: 32º F.H.B.V: - Morrendo de sono e cansaço desci pronta pª o break e ás 8hs, tomava a ambulancia O combate está + forte que nunca – Recomendei á Jacyra p qquer cousa, cuidar minhas malas

 

PÁGINA 315

e me telefonar, caso urgência _ Por acaso Sra e filha Manfredo iam na mesma condução, com ordem governador. Em meio caminho começou a chuver – a sôrte foi q. trazia a capa e galochas _ Chegando lá foi 1 corre, corre, debaixo de chuva torrencial – O PX. mudou-se pª a piazza Oreo e está completate  diferente _ tem de tudo (typo Sloper), só não podia me deter – foi preciso ordem oficial pª efetuar as compras pª os rapazes> Deixei tudo lá _ não conseguí trocar os sapatos nem a calça lustrosa. Corri cidade: ver retratos – pilhas – films, bicos mamadeira – ferros pª amolar – cinzeiro – cobra fumando – almoçar no A.A. Hotel o q. foi ótimo! estava cansada e com fome _ não encontrei o fotografo por isso trouxe os retratos do Dr. Reis e deixei meus negativos com a Sra Cortes. Não foi possivel visitar Titta Ruffo _ Ás 13hs,15 de volta na ambulancia (cheia de gente e volumes) Cheguei ás 15hs,30 _ morta de cansada e c/ sôno _ Tomei 1 banho _ Pina esteve aqui (mandei lavar roupas). Muito serviço pª os times e 1 op. pª Jura (1 mulher italiana – mina amputação). Ás 16,30 jantar – o mess agóra em barraca longe e humido, e frio e lama – hospital superlotado. Acertei as compras _ Jura fez café o Cel tomou (gostara dos retratos etc) Os brasileiros ocuparam hoje mais 1 posição

 


PÁGINA 316  

bôa em                              . São 22,15 – Peço a Deus pª não ter serviço _ preciso dormir – estou exhausta. Ás 22,40 chamaram Jura pª 1 amputação brasileiro. Horario de 24 as 16 de amanhã _ Soube q. o agente esteve a minha procura  (Q.G (quem será? O Gel?)

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário