domingo, 28 de março de 2021

28 DE MARÇO DE 1945

 

Crimes julgados pela justiça expedicionária
LAPORT, William Pereira. A atuação da justiça expedicionária brasileira no teatro de guerra da Itália (1944-1945). p.90

PÁGINA 345

28-3-45 – 4ª feira 32º F.H.B.V: __ Dormi bem Ás 8hs,30 Luciana veio me trazer uma firtata c/ cebolas q. a Pina me mandou para levar ao Moura. Levantei-me, fiz café e esperei condução de 9 as 11 hs pª Lizzano, mas chovia muito e o Cel Borba chegou dizendo q. não valia

 

PÁGINA 346

a pena ir lá pois não poderia tirar retratos. Resolvi  então ir a casa da Pina e devolvi a fritada – ela fez um bom almoço – café  etc e só desci as 15h,30 c/ ela e suas costuras; Mára caiu na ladeira, muita lama. Ás 17hs,00 jantar. Depois pedi licença ao Boyer para ir á Florença e falei tambem ao Major Alipio. Aborreci c/ a Carmem porq. se achou c/ o direito de recriminar meu uniforme na presença de todos na mesa, mas dei-lhe uma bôa resposta _ só porq. usei o forro da capa q. todas americanas usam _ Tentei escrever 1 carta pª Arminda mas interrompi porq. veio o Artelino me dizer q. vae ser transferido pª repouso e q. nós brasileiros até domingo devemos estar em Porreta no 32º C; fiquei triste. Disse-lhe q. vou a Florença amanhã cêdo e ele tbem irá. Sinto-me resfriada – subi – Ás 19hs,20 chegou o Zezé c/ o resultado de seu julgamento, 1 ano e 8 mezes prisão, vãe pª o Brasil e ficou até 23,00 se despedindo de Neuza – Não consigo dormir – espirrando e c/ corysa – hoje armei

 


PÁGINA 347

uma ratoeira pª ver si pego o tal tôpo q. anda roendo tudo q. é meu.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário