sábado, 20 de março de 2021

21 DE MARÇO DE 1945

 

Monte Belvedere
http://www.lineagoticamontese.eu/images/foto/1024/belvedere_crinale.jpg

PÁGINA 335

21-3-45- 4ª feira: 32º F.H.B.V: _ Levantei-me tarde – fiz café e desci pª falar c/ o Cel e pedir condução pª Lizzano in Belvedere. Ás 11,20 subi com Jacyra pª a casa Pina pª provar uniforme de verão. Descemos lógo para o almoço – Ás 12hs,00 qdo _ já estava á mesa a condução chegou. Era 1 baita G.M.C. e desabalei pª lá após ter falado c/ o Major Alipio _ No caminho passei na 3ª Cia e entreguei as japonas do Capt. Camargo que já ia saindo num gip _ Depois segui para o Q.G. falei com o Cel Kruel, Major Moura, Gel Mascarenhas, Capt. Abelardo e deixei recado pª o Cel Peixoto, sobre a pulseira Era dia de festa. Todos em trajes de gala: gabardine banda de musica – ia ser a entrega de condecorações aos bravos brasileiro – segui logo pª o Batalhão Saude, situado + no alto num antigo e

 


PÁGINA 336

enorme hospital civil italiano. Lizzano é bellini e picolo com sua interessante chiezza. O Cel. Borba me esperava – Providenciou 1 otimo banho pª mim 60 litros dágua fervente – e fez 1 barulho pª conseguir 1 sabonete cheiroso pª mim _ Falei com o Mario sobre a celebre pele e arranjei uns manjares. Conversei muito com o Cel. E ás 17hs,00 desci pª o jantar q. por sinal nada tinha de brasileiro – Falei c/ o Marcondes e acheio, magro, triste e exquisito. Devolvi o relógio do Soache e deixei a pulseira c/ o Cel Borba, para o Cel Peixoto. Ia me esquecendo: fiquei tambem c/ 1 de 5.000= 1.000$000. As 18, e tanto partimos no gip do Pacheco porq. o Conceição está c/ 1 abcesso. Cheguei em Valdibura as 18,40’ e fomos diretate pª o Hospital porq. o Cel desejava ver Jacyra. Hoje Juracy teve 2 operações – espero não ter nada _ Horario de 24 ás 16hs de amanhã. Fui ainda a casa de Pina e por cima mangei outra vez _ Falei e ri extranhamente _ foi efeito de 1 só gole de gin após o banho _ Enfim alegrei 1 pouco o ambiente. Desci já em buio e tratei de tomar 1 café – Zefé no léro-léro c/ a Neuza – escrevo estas notas meio indisposta, com muita sêde e com

 


PÁGINA 337

sono – Jacyra faz suas unhas _ Finalte só as 22,10 foi q. a visita resolveu sair. Por sôrte a Tal pulseira pª relogio acabou ficando pª mim depois do sorteio pois o Tte do supply resolveu me ceder por 80lrs.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário