quinta-feira, 18 de março de 2021

19 DE MARÇO DE 1945

 


PÁGINA 333

19-3-45-2ª feira:  32º F.H.B.V: - Dormi sossegada – Sem oleo na stufa. Pela manhã Breno veio apanhar cartas de Neuza e ficou mexendo conosco. Assim q. saiu, voltou pª avisar q. tinha 1 amputação _ Horario de 8 ás 24hs – Saltei da cama e me preparei enqto Jacyra fazia o café. Tomei e desci correndo _ Tudo correu bem e as 12hs,00 já podíamos almoçar. Durante a intervenção estourou uma bomba tão forte q. parecia tudo ir abaixo. Quando havia terminado de preparar todo o material subi – eram 13hs,30 _ O almoço foi péssimo e Violeta com suas colegas, nos convidaram pª 1 lunch: Carmem, eu e Neuza _ nisto nova bomba: tudo estremeceu – as portas e janelas se abriram violentate e os trincos saltaram do tecto caiu 1 bloco de terra suficiente pª ferir alguém e Violeta por sorte, escapou. O dia de sól. Hoje é dia de Paschôa dos italianos e Pina hontem fez rigorosa policía= faxina, em sua casa, para receber o Padre que irá benze-la neste dia de festa. O Padre Brito veio buscar sua japona q. deixou pª bordar as 2 estrelas. Com os estouros, meu capacete caiu no chão e o Caxias se desprendeu da parede indo ficar sobre o abat-jour. Ás 17hs,00 jantar. Depois fiquei no O.R. e escrevi 2 cartas: 1 para o Mjor Lemos e 1 para a

 


PÁGINA 334

sogrinha e anexei 1 retrato dos grdes para ela. Ás 20hs,00 subi com a Jacyra _ A noite de lua – Descendo ambulâncias – foi evacuado 1 americano. Telefonei pª o Cel Maddock; prometeu vir aqui 5ª feira. Não conseguí falar c/ o Moura.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário