sexta-feira, 12 de março de 2021

13 DE MARÇO DE 1945

 

16th Evacuation Hospital em março de 1945
Acervo de CD APV



PÁGINA 324

13-3-45- 3ª feira: 32º F.H.B V: Amanheci com sono, mas tive q. me levantar cêdo para o break e tomar a Ambulancia ás 8hs Felismente não houve serviço no horario – livre agóra até 24hs de serviço até 24hs até 16hs,00 _ Fui só com o chauffer _ no PX. só comprei o q. era pª mim (ordem oficial _ assinatura individual) _ Lá encontrei 1 mericano Cpt Louis Kreitzman – 2.603 Film e Equip Exch A.P.O. – 464 – 5th Army War – have met her cousin – located nept to Allied Gift Shop = in Florence – que trabalha Coordinator of. Inter. American Offairs – Rio de Janeiro, Brasil – dei o meu endereço, caso ele queira enviar uma carta por intermédio minha mana – Encontrei tambem Virginia e disse que ainda não recebeu a celebre encomenda

 


PÁGINA 325

que veio em mão, com a minha. Sai – comprei a peça pª Carmem e os objetos pª Wilson (rapaz da enfermaria). Estive uns 20’ na casa do celebre Titta Ruffo e levei-lhe 1 pequeno presente – apresentou-me um jovem maestro e qdo ia sair a camareira me pediu pª ver a secretaria q. me desejava conhecer – coitada – ha 8 mezes doente – dor nervo injenico _ os medicos não conseguem cura-la – prometi mandar-lhe qquer cousa, caso encontre, por intermédio de Carlo Parsi (primo dele) – Apanhei as tesouras na casa de instrumentos e cheguei no Hotel Anglo-Americano ás 11hs,45 – apanhei os retratos meus e de Dr. Monteiro e encomendei mais ½ dos 1ºs. e revelar os 2 q. tirei com a Pina; O rapaz da portaria conseguiu q. 1 oficial americano assinasse o seu nome no livro dos extras pª 1 receber o bilhete do almoço e as 12,30 entrava no dinner-room diretamente pª a minha mesinha habitual, falei com Carlo Parsi – nisto 2 oficiais americanos: Capt. Brown e Redpath, ambos do Serv. transporte, me convidaram pª almoçar juntos na mesma mesa _ foi agradavel – ás 13hs,00 deixei-os porq. estava na hora de aguardar a ambulancia que chegou justate qdo esperava. Seguimos até Pistoia no 16th Evac – apanhar (sangue = transfusão) – 3 brasileiros do B.S. do Cel Borba queriam a condução mas o boy não permitiu _ rodamos até encontrar o Banco do brasil com auxilio de 1 bras.- lá depositei 4.000 liras pª Aurea – dei as alças de borrachas pª o mjor Dreux – agradeci os retratos

 


PÁGINA 326

do Mj. Léo e tive a sorte de conhecer o Tte Cyro da Intendencia e resolvi assim o caso das roupas de gabardine _ fiquei contente _ continuámos a viagem – o motor começo a dar palpite e qdo chegámos em Colina parámos quasi 1 hóra enqto o mecanico fazia o reparo – chegamos em Valdibura só ás 16 e tanto – qdo subia a ladeira ouvi me chamar: era o Cel Baior com 1 Cel americano q. procuravam a Carmem mas, ela havia descido e eles foram até ao hospital – Lavei o rosto pª tirar o pó e desci pª o jantar as 17hs,00 – Devolvi o dinheiro aos respetivos donos e entreguei as poucas encomendas q. havia conseguido – Mjor Alipio teve q. operar 1 senhora italiana = amputação – eu subi – repuz tudo meu no logar – comi 2 ovos cosidos – Nisto chegou a carmem c/ 3 cartas pª mim: Aurea c/ 1 retrato e 6 bandeirinhas – Altina e Aymoré – todas recheiadas de bôas noticias – Já são 22hs,30 e escrevo esta nota enqto as colegas se preparavam pª ir amanhã em Livorno (o Cel Willeroy vae pª o Brasil sic de sic disse o Mjor Franco Ferreira que veio visitar a Carmem – o Mess hoje voltou ao local e não sei porq. superlotado – ocupamos logar na parte dos sargentos _ estou triste hoje porq. o Major Alipio hoje me chamou a atenção por ter saído da S.O. antes terminada a operação

 


PÁGINA 327

_ tudo por culpa da colega que usou o nosso afastados e atrazou consideravelte a intervenção e eu, com visitas, pois estava fóra de meu horario _ O qto está super aquecido – Jacyra no s/n ainda _ Dei 1 bandeirinha ao Capt. Boyer. Nenê me disse q. a mãe de D. Zaira faleceu _ altina contou-me agóra q. Papae morreu falando em mim _ Aymoré me escreveu que Juca (esposo de Alpha vae mal de saúde). Aurea mandou 1 retrato pª Pina.     __ Jacyra de s/n – dobrou porq. a ital peorou e faleceu.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário