quarta-feira, 24 de março de 2021

24 DE MARÇO DE 1945

 

Ilustração de pomar de pessegueiros floridos

PÁGINA 339

24-3-45 – Sabado: 32º F.H.B.V:- Felismente passei o meu horario sem serviço _ Dormi mal por causa do rato = topo e de 1 pulga _ Levantei-me tarde e fiz o habitual café pª a turma toda. Mara veio buscar o tomate para o enhoque e trazer minha camisa beije nova mas era doce e eu tive que me vestir ás pressas para arranjar pomodôro e ainda levar lá em cima _ Cheguei cansada _ Dia lindo de sól e até calôr. Afinal os meus convidados só chegaram ás 12hs + qdo já ia descendo pª telefonar_: O Cel Kruel e o Mjor Moura: gostaram muito do meu penteado pª o alto e do meu uniforme beije claro e fresco – trazia também violetas silvestres

 


PÁGINA 340

na gola da camisa. Antes eles e nós, eu e Carmem tomámos 1 dose de wisk pª aperitivo _ Levei os charutos e mais o q. eles trouxeram: assucar, pork, chocolate e cigarros. Chegámos na hora H: tudo convidando: em linho, flôres, musica, vinho: O menu ótimo: enhoque, salada de chicória, ovós cosidos, batatas fritas e 1 excelente fritada de cebôlas – pão feito em casa e vinho tinto da região __ depois 1 saboroso café _ no fim chegou o Snr. Manfredi fotografo amador e tiramos 1 grupo e depois 2 a 2 pª lembrança – Ahi fomos passear no campo: todo coberto de violetas e florisinhas – as arvores frutíferas: castanheiras, nogueiras, pessegueiros começando a florir – a passarada chilreando – os rebanhos de carneiros pastando e a brisa suave trazia o cheiro agradavel no mato. Na volta passamos pelos refugios. entrincheirados onde os tedescos se haviam fortalecido. Ás 14hs,20 descemos, satisfeitos da vida + ainda ele _ trouxeram 1 frasco de vinho _ Carmem foi lógo se encontrar com a Rina – O Cel M.T, esperava no jip a Jura q. teve 1 operação

 


 PÁGINA 341

Subi eu eles _ Tomámos refresco de abacaxi – escolheram umas estampas sugestivas e se foram mais contentes. Ida esteve aqui e paguei a pulseira do Cel Peixoto. Ás 16hs,00 veio a Pina com toda minha roupa lavada e costuras das meninas. Ás 17hs,00 desci o jantar: péssimo _ falei com o G. e marcamos a hora de Mára amanhã. A italiana continua mal e o italiano q. entrou tambem cobertos de pedículos. Subi _ o Dr. Reis me deu 1 fotografia do grupo da equipe na qual saí com os pentes de balas Lourdinha. Depois, remexi toda a bagagem para separar roupa pª Alma guardar roupa de inverno e por em uso roupa verão. Fiquei nesta brincadeira até 21hs,00 e já me sentia cansada qdo me dispús a escrever estas notas _ As minhas veias estão salientíssimas e sinto mal a circulação. Horario de 16 ás 8hs _ Por enquanto tudo calmo.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário