quinta-feira, 1 de abril de 2021

01 DE ABRIL DE 1945

 


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpLyzOvgqvnwZ6mWelyUC6qSqDo4QAkUPPLxfWUES7_h_G4UaLa_bJ-Pv6Pou4SHm2PNqlrUNyFkldq4XCxxo1ikY-3kV3s-K2Ke-GSrr-U5xIwonCJDuN9mz76TFrJ0SDe-XWh6YZzWY/s1600/Scan10494.JPG

PÁGINA 352

1º de Abril! Domingo de Pascôa 1945 – 32º F.H.B.V: - Não consegui dormir pela manhã pois Violeta levou o tempo todo a passar com bagagem sua pelas portas do quarto – Foi pª Florença em longo repouso – dhegaram + 6 feridos americanos – 1 brasileiro e 1 italiano -  os times operaram 4 a.,o brasileiro (Col Harry H. Semmes  amigo Cel Paulo Maddoch – IV +n Cops (S.1)) faleceu na mesa – a equipe Jura operou italiano – evacuaram 2 a. _ eu livre até 16hs – meu horario de 16 as 8hs de amanhã _ Não podendo dormir me levantei _ cefalgia – tonteiras: visita – abatida Fiz café _ Vesti-me e ás 11,40 subi pª casa Pina – Dia lindo de sól e de festa – os sinos das chiezzas badalavam e eu fui mentalmente fazendo minhas préces a Deus: pedindo

 


PÁGINA 353

 a luz,- para os povos e felicidades para todos. Lá, encontrei o Capt. Breno. Dei os preguinhos para Nóna e a piteira pª Bruno. Ia me esquecendo: Ida foi quem me disoertou com 1.500 lrs = calça; dei-lhe o elástico pª liga. Dei a Pina 2 cabeças de alho (imagina que presente? quasi q. prendi meus dedos na roteira qdo furtava-os no escuro, durante a madrugada, após operação) A mesa c/ toalhas e guardanapos de linho, talheres prata _ agua vinho _ espalhei sobre ela as violetas e flores de cerejeiras que colhi antes _ Correu tudo bem: tortelôna, saladas de chicória, de couve-flor, ovos cosidos bento da pascôa, rosquinhas de pão de sal feito em casa – depois: nozes, 1 maçã _ doce pêra – depois ótimo café com delicioso pão de ló q a Pina fez _ me fartei, porém me sentia tonta e não via bem – olhava pª o Breno q. me parecia uma nuvem _ Jacyra não poude subir e ás 15hs,00 qdo descemos trouxe tortéla e ovos cosidos pª ela porém a encontrei num gip em direção a Lizzano – Maria veio conosco e fez manha para ir ao cinema _ fez o convite ao Mj. Alipio e Dr. Monteiro pª almoçar 3ª feira lá _ Tentei dormir até 10’ pª 5 mas não poude. Desci pª o jantar: tanta cousa mas não comi nada. Subi, procurei dormir – estava só, escureci o qto mas qual foi 1 tal de entrar e sair visitas no qto das nurses – o telefone tocou me chamando no hospital – tive q. me vestir e descer; era o Cel Maddoch avisando q. vinha me visitar com outro

 


 PÁGINA 354

Cel dentro de 15’_ Tratei de preparar tudo _ Ás 20’00 chegaram o Cel Harry deixou seu autografo na pagina anterior porq. calculei mal o espaço e não encontrei meu caderno próprio Fiz café _ Neuza chegou, Jura tambem – comemos biscoitos Aymoré – ofereci a ambos: 1 bandeirinha, postaes e revistas do Brasil – Tivemos uma  agradável visita – ambos falam bem o português – o novo Cel sofreu 1 operação e perdeu 1 ouvido = ferimento guerra ele é o S.1 do Ex. A Quarto Corpo _ disse-lhes que desejava ir a Roma de avião – conhecer a Ilha de Capri e mais ainda ir ao Egito e Cairo – Quando saíram anotei tudo, hoje aumentamos 1 hora no relogio de módos que já são 23hs,00 – Vou procurar dormir – as visitas da minha visinha estão muito alegres _ não sei até qdo. Vão ficar ali?! _ estou perdendo muito sangue pois tirei o tampão pª durante a noite pois vejo q. não me faz bem _ estou com o rosto irritado: espinhas e aftas.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário