sexta-feira, 23 de abril de 2021

24 DE ABRIL DE 1945

 

12º AD soldado com prisioneiros de guerra alemães, abril de 1945.
Fonte: https://ww2today.com/24-april-1945-germans-v-nazis-as-the-us-army-approaches

PÁGINA 392

24-4-45- 3ª feira 15th Cruvela Tonta de sono, cansada e

 


PÁGINA 393

frio fui ao breakfast e depois tratei de dormir e desisti de ir c/ Jacyra a casa Pina. O Mj. Alípio disse q agora não tem nada conosco estamos subordinadas ao Mj. Ary _ é uma lastima _ a politica é forte e a inveja também _ preciso tratar de garantir minha situação em field pois de modo algum desejo permanecer aqui no 15th com os brasileiros. O dia promete ser quente e não pudemos dormir melhor devido ao mormaço – qdo?! As 12,30, como de habito preparei 1 lunch – depois abri um pouco a tenda pª entrar a viração – Daqui se vê e ouvê-se o barulho dos caminhões q. passam repletos de tedescos _ Hoje os americanos estão satisfeitos pois chegaram muitas ambulâncias tedescas (são esbranquiçadas) repletas de prisioneiros feridos. A guerra está por pouco e a vitória é certa. As 16hs,00 chegou o Breno c/ 4 cartas pª mim e 1 telegrama: Dulce _ Hilda, Aida e Aurêa. Estou contente porq acusa 4 encomendas (cruxifixo, lescinto, abafador chá e a torre Piza em mil pedaços). Está esfriando – fechei a tenda nos vestimos e subimos pª o Mess 18,00 Continúa a chegar feridos e vão descendo a pé uns aparando os outros – o serviço não acaba mais

 


PÁGINA 394

Ás 19hs,00 s/n na O.R. Trabalhamos a noite toda: hoje começou Bertha e Sylvia foi descançar. Os nossos medicos fizeram 28 intervenções (debridatos fraturas, amputações etc) Fez muito frio á noite. Soubemos q. prenderam um field hospital alemão: os operados passaram por aqui e foram imediate evacuados – estavam à mingua Os tedescos dizem q. ha 5 dias não comem – são sensíveis á 1 picada injeção e dormem nas padiolas enqto aguardam sua vez de operação – Tivemos alguns casos de brasileiros, porém de acidentes caminhão, gip, tiros de pistola, queimaduras. Esta noite trabalhou a equipe Dr. Godô (sendo q Dr. Reis = assistente operou isoladamente, com o meu auxilio) a equipe Dr. Ernani. Ás 23hs,00 fui ao Mess – e passamos a noite toda a tomar café dum jarro junto á estufa – Ás 6hs,30 a turma já cansada resolveu parar e ir pª o breakfast.   

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário