sexta-feira, 16 de abril de 2021

17 DE ABRIL DE 1945

 


PÁGINA 376

*  17-4-45- 3ª feira: 32 FHBV: - Estou abatida, devido a forte intoxicação alimentar (penso q. foi a carne do almoço que senti gôsto de medicamento). França tambem passou mal e teve q. interromper sua escavação. Levantei-me ás 9hs,00, fiz café _ Ás 11,20 desci tudo calmo – avisei ao Quartucci (q. hoje veio trabalhar, pois esteve doente) que ia almoçar na casa Pina e me chamasse si chegasse ferido – Horario hoje de 12 ás 24 hs. Levei meu embornal com algumas cousas que aliviei minha



PÁGINA 377

bagagem hontem _ Tbem conseguí 1 par botina tedesca e 1 faixa abdominal q. estava no alemão (é pª Sra Manfredi e Luciana fazer umas sandálias. Lá, pouco almocei – inapetente sinto cêde – tomei magnesia bismutada e 1 dose de elixir paregorico - a minha língua parece de Papagaio. Ás 13hs,20 chegou G.; tomamos café e ele me disse q. tinha 1 ferido brasileiro – já fiquei preocupada, porém fomos dar 1 passeio pertinho pª q. Pina nos chamasse caso o sargto Santos me procurasse – Dia de sól – meus sapatos escorregam na grama dos montes e ha muitos espinhos das castanheiras. Ás 14hs,30 descemos – no caminho colhi 2 lindas paracitas e apanhamos os oculos de G. na mesa do café, mas esqueci meu envelope com minha maquillage e outros pequenos objetos – já quasi em casa foi q. notei e então G. voltou pª procurar – Enqto isto Pina chegava com suas costuras _ Ida e Alma cambiaram o dinheiro grde em notas pequenas (uso americano). Desci com França – apanhei meu artigo com o Breno e compramos a ração de cigarros Chesterfield por 50 lrs, 10 pacotes _ agóra não temos mais distribuição diária, gratuita (G. me disse q. cada pacote custa 1 dollar.) As 17hs,00 jantar _ só toquei _ sinto-me indispósta. Escrevo estas nótas na O.R.. São 18hs,15 _ Tudo calmo

 


PÁGINA 378

aqui, porem recomeçou o ataque no front – a fumaça é densa _ os aviões roncam nas alturas e as casas estremecem ligeiramente. Tenho muitas cartas pª responder, porém não tenho disposição. O tenente ferido foi evacuado. Vou subir e descançar um pouco. Passo aqui os nomes dos elementos que chegaram hontem pª reforço. Capitão Cristovão G. Lopes, 2º Tte Olavo da Silva, 1º Tte Auricury, 2º Tte_ enf. Maria Aparecida França, Sgto enfro Oswaldo Alves de Almeida, Cabo Mauricio Mendonça, Soldado           Dias; estes auxiliam simultaneamente 1º no shock e depois na O.R. Major Alipio entrou na O.R e veio de encontro ao meu desejo: expuz-lhe o meu aborrecimento sobre horários e avisos e sobre o trabalho em conjunto c/ o Cap. G. F.; ele está de acordo e me autorizou a falar sobre o assunto com o Cel M. Porto,  qdo. aqui aparecer. Logo depois me chamaram pª operação tedesco = polaco -= tórax. Terminei tudo ás 23hs,30 – O time Mjor Alipio tambem estava terminando outra operação tedesco. 24hs estou cançada e espero dormir



  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário