domingo, 18 de abril de 2021

19 DE ABRIL DE 1945






PÁGINA 380

19-04-1945 – 5ª feira 32º F H.B.V. Dormi + - indisposta e cançada Levantei-me cêdo e as 7h,30 desci _ o breakfast estava ótimo: ovos etc, porém só provei, não me sinto bem. Subi completei minha bagagem _ tornei a descer: está uma confusão de ordens, não se sabe afinal quem deverá seguir – está um reboliço – todos de malas prontas – Entreguei os instrumentos q. o Field havia nos emprestado: felismente tudo em ordem, não faltava nada – Pedí aos sargentos pª preparar as canastras _ O major Alipio resolveu ir c/ Capt. Ratsbone, num gip até ao 15th Evac – saber o certo: Deverá seguir só o seu

 


PÁGINA 381

time o mais urgente pois já têm feridos brasileiros lá _ Ás 12hs,00 almoço: péssimo: ração K. – Ás 13hs,00 – banho chuveiro e aproveitei para lavar a cabeça pois não sei qdo poderei fazer novamente, aguardando ordens avanço. Subi _ a equipe já havia seguido – Carmem resolveu morar c/ a Violeta noutro quarto e eu aproveitei e me musei pª a camara pequena estou exhausta de tanto carregar bagagem, desde hontem – Preparei o cabelo e procurei dormir 1 pouco – Marcondes e Mára estiveram aqui _ Tudo q. é meu continua fechado _ ás 17hs,00 jantar: não toquei _ sinto o ovo do café na garganta – tenho frio e calôr _ nauseas – flatulencia – irritações. As 18hs. fui a casa Pina e eles ficaram tão contentes em me ver novamente. Pina me fez 1 chá com limão – marquei pª jantar lá amanhã c/ G. si estiver bôa e ainda aqui – Desci as 19,30 e fui para o cinema. Qdo terminou, soubemos de novas ordens americanas: o pessoal do 32º deverá sair daqui *

 

PÁGINA 382

(FOLHA COM ANOTAÇÕES DE MATERIAIS)


PÁGINA 383

* amanhã cêdo pois o 16th Evac deverá vir para cá – Nós brasileiros estamos no ar e o Capt. Godofredo aguarda ordens – Estou pesarosa de me separar de G. lógo agóra, não sei o q. estará pª acontecer e se tornarei a ve-lo – não sabe das novas ordens _ Resolvi a custo tomar 30cc de petrolatuce para ver si fico bôa. O Cel Borba esteve aqui com Jacyra e me trouxe os 3 lastros da maquina de Bruno e me disse q. o Mjor Moura me procurou por todos os cantos no 15th Evac. (Scilla) num folga sua. São 22hs,10 e escrevo estas notas apresadate na cama. Hoje evacuaram 6 doentes nossos – O hospital está quasi desmontado. Vou ver si consigo dormir e si amanhã estarei bôa – Estou abatida Quasi a ½ noite acordei com a luz do flashlight de Jacyra nos meus olhos, para avisar q. amanhã o breakfast seria as 5 da madrugada e só haveria + 1 refeição pois q. o 32º deveria se desfazer e deslocar seu pessoal até ½ dia –

     


PÁGINA 384

Que pena, não poderei jantar c/ G. lá na Pina e tambem não sabemos nossa situação perante o serviço americano _ Os estrondos continuam e a casa estremece como sempre.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário