domingo, 11 de abril de 2021

12 DE ABRIL DE 1945

 

Fonte: https://learningonscreen.ac.uk/newsreels/filmandthehistorian/the-cinema-and-the-second-world-war-the-resistance/

PÁGINA 369

12-4-45- 5ª feira: 32º FHBV: - Môrte de Rosevelt: vide dados. Levantei-me tarde – fiz café e óvos fritos _ O dia está duvidoso – vento – poeira – parece q. choverá _ Ida me trouxe 6.000 liras. Ás 12,00 descemos pª o almoço; péssimo – soube q. MP esteve aqui e ainda voltará e o Mj Alipio foi c/ M;T; e J. a Pistoia e desencontraram

 


PÁGINA 370

Recebi uma linda cartinha de Jayno _ O Capt. Boyer falou sobre a grande ofensiva nos prevenindo o maior trabalho e nos encorajando porq. será o ultimo do 5º Exercito e para a vitoria certa final dos Aliados. As 13hs,00 banho e tive q. sair correndo para operação: o mesmo paciente, grangrena da perna; felismente o Mjor Americanos e outros estiveram presentes e operaram em conjunto; não amputaram _ fizeram largos e extensos debridamentos; peço a Deus q. dê resultado; usamos todas as caixas de ferros na agua _ O Cel M Porto esteve ahi e eu nem pude falar-lhe porq. estava escovada. Um boy avisou que as 21hs,00 haverá film. Preparei material suficiente pª o puxo e só terminei as 20hs,00 Subi, ageitei-me um pouco – escrevo estas notas e vou descer pª o cinema. Ás 21hs,00 desci pª o cinema mas o film estava custando pª chegar Porreta, fazia frio então subi Preparei-me pª dormir. Horario até 24hs,00 __

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário