sábado, 24 de abril de 2021

25 DE ABRIL DE 1945

 

Fotografia de ambulância alemã capturada, em Corvella, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial
Fonte: http://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/nphlc

PÁGINA 394

25-4-45- 4ª feira Curvela 15th: Após o café tratei lógo de deitar-me – a tarde gelada e a cama tbem _ porem o sól já promete ser forte – dormi lógo, nem vi as colegas q. chegaram após _ Pretendia sahir, porém só acordei as 11hs,10, já era tarde – Tbem o Mjor Ary deu suas ordens de carrasco: parecemos um

 


PÁGINA 395

patronato em excursão _ tudo debaixo do freio de quem parece q. nunca foi alguém na vida e aproveita agora a oportunidade de seu gôsto: avisar e pedir licença para sair e usar só uniforme brasileiro – eu já acostumada com o ótimo regime de field tornei a cair nesta situação desagradavel. Ás 12,30 fizemos pequeno lunch – o calôr de matar – abrimos o q. pudemos a tenda e tentamos dormir + 1 pouco porém um engraçadinho começou lógo a fazer suas piruetas estrondosas com seu avião passando rastejante ás nossas tendas O auto-falante avisa q. o banho é agóra ás 17hs,00 – fômos – agua quasi fria e tbem a temperatura ambiente baixa – Ás 18hs.00 jantar: o Dr. Reis disse-me q. me procurou pª dizer graves acontecimentos mas não se lembrou q. estava na tenda – fiquei triste porq. soube q. o M.P. esteve aqui no almoço. Após o jantar então me falou q. dentro de 48hs devemos nos deslocar pª um field e q. serão em mesmas equipes: o pessoal brasileiro tbem seguirá seu destino Fiquei contente e saber q. irei sair desse ambiente mas aborrecida porq. não me livrei do Capt

 


PÁGINA 396

G.F. (estou saturada de trabalhar com ele). Combinei c/ Dr. reis pª ir amanhã cedo a Pistoia pª falar c/ M.P. sobre o caso _ As 19hs,00 as colegas voltaram ao serviço e helena me disse q. sua enfermaria já está vasia _ hoje foram evacuados quasi todos os tedescos e soube q. na O.R. não houve muito serviço de dia. Esta noite estou em 3º plano de urgencia e por isso aguardo chamado na tenda gelada – Os pagadores estão ahi e já recebi as minhas 4.000 liras de campanha. Escrevo estas nótas fóra da  tenda, são 20hs,00, a lua está no céo e o dia ainda claro – O panorama é lindo e o movimento na strada é constante = agóra vou fechar a tenda; separar meu uniforme pª sair amanhã. Helena vem amanhã depois do café pª o 38th. Tratei de arrumar a bagagem e deitamo-nos tarde (felismente estava livre a noite).



INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário