quinta-feira, 1 de abril de 2021

02 DE ABRIL DE 1945

 


 https://gastronomos.fr/wp-content/uploads/2018/02/piquenique-em-paris-15-800x532.jpg


PÁGINA 354

2 de Abril 1945 – 2ª feira: 32º F.H.B.V:  - Dormi melhor _ não tive serviço _ Levantei-me tarde _ hoje foi Carmem quem fez o café _ Dia de sól – Pascoela dos Italianos – O Cel Borba se esqueceu de mandar me buscar _ O dia todo livre – Resolvi ir a casa Pina _ Ás 12hs,00 eu e Jacyra subimos _ Pina + alegre porque o ambiente melhorou – fizeram as pages, graças á Deus _ Tivemos

 





PÁGINA 355

um saboroso almoço e ótimo café _ Jacyra desceu pª o serviço ás 14hs,00 – Eu só ás 15,00 foi que desci – Zezé no qto – sem animo pª escrever _ Resolvi dar uma busca nos ratos e proteger melhor minha dispensa _ Dr. Monteiro veio nos chamar para o Capt. Ramos tirar umas fotografias da nossa turma – só desci eu e passamos no hospital pª chamar Jacyra – quasi caímos no rio e quasi o vento me levou mas tiramos umas fotos. Ás 17hs,00 jantar – não gostei, só comi ameixas – soube q. não ha mais ambulancia pª Florença porq. o Q G. americano está agóra em Porreta – acabaram-se as fugidas. Afinal o Mjor Alipio me disse q. teremos férias porq. perguntei se não, não diria. Tentei falar pª o Moura mas estava jantando e aguardo telefonema as 19hs,00 – Escrevo na O.R. enqto espero o chamado e depois pretendo ir ao cinema ás 19hs,30, aqui no mess hall. Estamos agóra com 5 horas adiantadas do Brasil; é um verdadeiro desencontro. São 21hs,30 – ninguem me telefonou – assisti ao film e me distrai bastante. Escrevi para Gabizo e mandei-lhe 1 retratinho meu daquele q. tirei só na casa Pina. Espero dormir – horario de 24 ás 16hs de amanhã _ parece q. a cobra está fumando _ Os dois times do sock, americanos vão embora amanhã _ O Capitão Beech veio falar c/ a Thomaz e nós: eu e Jacyra démos  o nosso endereço do Brasil para ele – ela deu-lhe 1 cinzeiro e eu 1 bandeirinha

 




PÁGINA 356

e 1 postal da ilha de Paquetá. Jacyra vae mesmo a Roma dia 4; não sei qdo irei. Hoje os italianos se divertem em pic-nics pelas montanhas _ mas só depois de um farto almoço.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário