quarta-feira, 21 de abril de 2021

22 DE ABRIL DE 1945

 

Bolonha em abril de 1945
Fonte: http://cs.finescale.com/fsm/modeling_subjects/f/3/t/146829.aspx

PÁGINA 389

22-4-45- Domingo: 15th Evacuation: Corvella Aqui não é Scilla mas sim Corvela _ Estou mal dos intestinos e tonta de sono o breakfast tomei de 6 ½ ás 7hs e não gostei: panqueca bacon. As outras colegas chegaram. Armaram outra tenda e Jura mudou-se para lá com Carmem e Neuza e finalmente Jacyra ficou comigo e no mesmo horario da noite – ela na Ward 8 e eu na O.R. Vi que não poderia dormir com o móvito de mudanças e fazia sól e calôr – resolvi ir então com o Breno á casa Pina com licença do Mj. Tivemos sorte que na estrada 1 gigante caminhão parou e nos ofereceu lugar na frente _ era um jovem e gentil inglês – a direção de seu carro é do lado direito. As 11hs,20 chegamos á casa e foi uma festa _ Pina preparou um lanch

 


PÁGINA 390

almoço: eramos eu, Breno, Snr Cavalhieri, Gr Romagnholi e pessoal da casa: Todos loucos de alegria pela queda de Bologna e estão prontos a seguir amanhã pª lá á pé afim de ver como estão os seus e tudo o mais qto. antes. Pina deu-me pão e o lindo cruzeiro. Ás 15,30 resolvemos voltar e démos  1 pulo no hospital – antigo 32th. Custamos a conseguir condução na estrada: comemos muito pó e vimos passar 12 enormes caminhões para baixo, transportando prisioneiros tedescos: calculei uns 300 na media de 30 cada 1. O povo nas ruas dão vaia _ No hospital as enfermarias e salas estão repletas de feridos tedescos _ ha muito serviço e todo pessoal se desdobra dia e noite: Neuza começou as 12 até 19hs, hoje – Carmem s/n no shock e Jura dia O.R. Jacyra s/n Ward 8 Cheguei no hospital já tarde, toda empoeirada e sem tempo pª deitar-me um pouco – As noticias no stars e radio são confirmativas e as melhores possíveis – o avanço dos aliados é fantástico. Ás 18hs, jantar – foi só engulir 1 colherada e já senti cólicas intestinaes: é esta alimentação – não sei o q. fazer – vae ser 1 problema para mim! O Dr. Godô me aconselhou tomar sulfa guayazine e tomei lógo 4 tabletes. São 19hs,00 devo entrar serviço mas prefiro aguardar chamado na tenda – as salas estão reple-

 


PÁGINA 391

tas: ha feridos até nas padiolas no chão. Vou guardar o jornal com a sensacional noticia pª o meu diario – Agóra ventou e faz frio. Ás 22hs,00 + me chamaram: 1 ferido brasileiro: preparei para chest mas felismente só era fratura etc. ás 1hs,00 tudo pronto e ainda fui ao Mess : O garçon me deu leite em lata e 2 pacotes farinha pª mingáu ótimo! se prepara na mesa. Está muito frio procurei deitar-me; ás 3hs + o Santos tornou a me chamar pª 1 debridato pedi-lhe que dissesse ao médico q. me esperasse e pedi ao santos pª preparar a mesa e acabei ficando até amanhecer.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário