sábado, 17 de abril de 2021

18 DE ABRIL DE 1945

 

Sopa Pavese

Fonte: https://donamanteiga.com.br/zuppa-pavese-e-a-origem-humilde/

PÁGINA 378

18-4-45- 4ª feira 32º FHBV: Felismente dormi e acordei bem tarde – Sinto-me doente _ nem fiz café _ As 11hs,30 dei uma olhadela no Hospital – cavei uns pedaços de galinha e subi pª casa Pina – Livre de 12 as 24 hs Vou aproveitar _ Quase não almocei – inapetente – Carlos

 






PÁGINA 379

já havia chegado e Snr Bruno não estava – Depois dei 1 volta com Carlos e tornei a casa Pina – Sentia frio – deitei-me no divan, agasalhada e estive sonolenta até 18,30 qdo vi G já na saleta – As 19,00 chegava Bruno, jantamos; Pina fez 1 Paveza qui gostei muito _ Fui dar 1 passeio com G. já eram quase 20hs,00 e o dia ainda claro – os campos floridos a passarada chilreando e ao longe a cortina de fumaça artificial – estivemos num recanto desconhecido _ Voltei preocupada porq. penso que iremos breve embora _ as viaturas com seus faróes acessos que voltavam do front davam a impressão de iluminação vista lá do alto _ Qdo chegava o sargto veio chamar Jura pª 1 operação e avisar pª me preparar pª partir depois de 1/s noite pª frente – desci e procurei falar c/ Mjor Alipio e depois avisei a G. q. estava no cinema. Voltei até casa Pina pª apanhar o q. era meu, avisá-la e apanhar seus endereços _ Despedi-me de todos eles e procurei arrumar minha enorme bagagem _ o Cel Borba chegou e me avisou q. só amanhã lá pª 10hs é que partiremos Tem no qto ao lado 5 nurses americanas

 


PÁGINA 380

de passagem pª frente – vão dormir ahi – a cama da França passou pª nosso qto – São 24hs,00 tudo meu + as colegas dormem e eu escrevo estas notas. Ouve-se os estrondos ao longe e a casa estremece – os aviões ronca nos ares – O avanço vae indo – bombardearam 1.223 bombas Bologna e penso q. até amanhã estarão lá. Os inglezes prisioner dos alemães, nos campos de concentração sofrem os horrores da fôme – chegou a devorar os mortos – grassa a epidemia de tifo Pelectial _ não tem gazolina pª cremar os mortos e nem cuidam disto. Hospital fechado oficialmente.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário