quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

03 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Modelo de galocha de inverno usada na II Guerra
Fonte: https://www.worthpoint.com/worthopedia/army-ww2-m1944-winter-overshoes-boots-162787575

PÁGINA 204

3-12-44-F.H.B. Valdibura Domingo: Café ás 8hs _ Subi pª o bedroom – procurei dormir mas, inutilmente. As 11hs,00 banho bacia, não fui ao almoço eu e Carmen comemos a galinha etc – café – dôce etc. Fiquei na cama _ Grde cerração – arvores desfolhada _ O jantar será agóra as 16hs,30 devido a isto _ Serviço de 24 as 16hs – na hora do jantar chegou 1 ferido brasileiro bastante grave Whime Chaves Sebastião tanto q. os médicos atestaram óbito logo após, porém pª surpresa de todos o Dr. Godofredo sentiu-lhe vida e então foi uma correria_ Os americanos levaram-no pª O.R.

 


PÁGINA 205

Aplicar – oxigênio com manobras e sucção secreção _ transfusão sempre no testículo sobi pressão borracha mão – dissecaram veia do pé e do braço 2 + 2 frascos sangue – aquecimento – começou a respiração abdominal (como soluco distante) depois veio a pulsação bradicardica – Todos contentes – retirei-me porq. não era meu horario ainda e tabem pertencia a parte shock. Calculei q. fossem opera-lo no meu horario mas, qdo entrei já estava operado na enfermaria – Ganhei do boy da noite 1 par de galochão = combatente vou vende-lo e pagar o meu q. encomendei (pois é enorme pª mim) O combate está fortissimo artilharia e infantaria e consta q. difícil – Mess depois deitei na Ward 4 embriagada sono _

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

Apresentam-se em 7th. Station Hospital as enfermeiras:

Olímpia, Jandyra Faria de Almeida,

Mathilde, Lindáurea e França

3-12-44-F.H.-V.:Domingo:- As colegas acima apresentaram-se ao 7th. Station Hospital, tendo partido de Nápoles, por via terrestre, em 1º Dezembro, pernoitado em Roma, prosseguindo viagem em 2/12, e chegado em Livorno nesse mesmo dia. Completando novamente o grande grupo que partiu do Rio em 19 e 29/10/44.

Após o café, subi para o bedroom – procurei dormir, mas inutilmente. Eu e Carminha não descemos para o almoço; comemos a galinha etc. doce e tomamos café. Fiquei na cama. Grande cerração – árvores desfolhadas. O jantar será agora às 16hs,30’, mais cedo, devido à cerração.

Ressuscitado: Chaves Sebastião

Serviço de 24hs,00 às 16hs,00. Na hora do jantar chegou um ferido brasileiro: Chaves Sebastião, bastante grave, tanto que os médicos americanos atestaram óbito logo após. Porém, para surpresa de todos, o Dr. Godofredo, não se conformando, colou seu ouvido ao abdômen do corpo inerte, longamente, até que sentiu-lhe sinais de vida. Foi então uma correria. Os americanos levaram-no para a Sala de Operações, e fizeram até o impossível a ponto de realmente ressuscitá-lo. Aplicaram oxigênio, com manobras de sucção para retirada de secreção. Transfusão de sangue, no testículo sobre pressão borracha de mão. Dissecaram veia do pé e do braço e aplicaram mais dois frascos de sangue – Aquecimento de toda espécie e oh milagre! começou a respiração abdominal (como soluço distante), depois veio a pulsação bradicardica. Todos contentes! Retirei-me aí, porque já não precisavam de mim e não era meu horário ainda e também o caso pertencia à parte do Shock.

Calculei que fossem operá-lo no meu horário mas, quando entrei, já estava operado, na enfermaria. Durou mais uns poucos dias.

O combate está fortíssimo: artilharia e infantaria e consta que, difícil. Mess, depois deitei-me na Ward 4, embriagada de sono............


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário