quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

31 DE DEZEMBRO DE 1944

 



Menu do Café da Manhã e Jantar do último dia do ano de 1944 no 32º Hospital de Campo - Platoon B
Fonte: Acervo do CD APV




PÁGINA 234

31-12-44- Domingo 32º F.H.B.V.- Quartucchi veio me chamar as 5hs da manhã escura e fria pª 1 operação – Tive q. descer correndo – Estou ligte afonica: caso do Torax = 2 estilhaços (sendo 1 no nariz) Tivemos sorte – correu tudo bem e rapido pois as 8hs estava tudo terminado – Foi o Major Alipio quem operou – Descemos pª o breakfast e subi _ me preparei para sair ás 10 ou 11hs Neuza eu, Capt Reis – iremos almoçar no B.S.Cel Borba.

 


PÁGINA 235

 Ás 11hs,00 saimos o Cel veio nos buscar e fomos com o Capt Americano Gidding louro _ Dia de sól e Neve  - lindo – belo passeio – assim q. chegamos tiramos diversos retratos na neve _ Os Cels foram chegando M.Porto. Peixoto, Braga, Moacyr _ americanos etc. Tudo repleto, não havia mais logar – M.P.tirou 1 meu sosinha _ Vamos ver si fica bem. Almoço: 3 carneiros – 18 kilos de batata – arroz ettc – vinho _ café - salada frutas – Todo o mundo esganando e reclamando – Os americanos gostaram muito e querem voltar rementeiro e pessoal do 16th. Servi a todos com prazer. Depois aqueci os pés no fogão e fiz 1 roubo na cosinha _ O pessoal foi saindo e ainda mostrei os postaes do Brasil _ Subi e deitei-me na cama do Dr. Toledo mas não consegui me aquecer nem dormir Marcondes só chegou tarde e trouxe-me 1 linda folhinha de 1945. Furtei 1 estrela do Cel M.P. Jacyra e Cel Borba trouxera 1 peq. jantar e Marcondes o café _ acendeu a lareira abriu a cama dele e deitei-me ele desceu pª jantar e eu já me aquecia e parecia dormir qdo Jacyra Cel Borba vieram me chamar – Senti deixar Marcondes, mas tive q. ir-me. Bem agazalhada

 

 


PÁGINA 236

partimos: eu, J. Cel Borba, Capt. Camargo _ Esqueci o embornal _ eles trouxeram queijo e bebidas = champangne etc. Todos nos reunimos no qto dos americanos _ foi 1 festa – sanduiches _ bebidas  risos etc. Dr. Godofredo estava aqui deitado fui ve-lo e levei-lhe 1 calice de cocktail _ (rosto traumatizado) As 24hs os cumprimentos e tambem o ataque alemão estava impiedoso: artilharia em todas as direções _eu triste e abafada. Todos se foram e nós nos acomodamos _ beijei os retratos queridos – doe-me a garganta e ouvido _ procurei dormir e sonhei que haviamos voltado para nossos lares ______ Soube depois que tudo fôra pela passagem do ano. Porém mais tarde soube q. fôra em parte verdade.   

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário